Os preços dos combustíveis em Portugal continuam a aumentar e estão muito perto de valores históricos. Os preços agora fixados são os mais elevados – quer da gasolina quer do gasóleo – desde o terceiro trimestre de 2008.
O aumento do IVA para 23% e o fim da isenção fiscal ao biodiesel são a causa de novo aumento. Ao longo do último fim de semana foram muitos os automobilistas que decidiram atestar o depósito antes do novo aumento.
No caso da Galp um litro de gasolina custa agora 1,513 euros, enquanto o gasóleo vale 1,318 euros o litro.
Na BP, a gasolina sem chumbo 95 octanas está mais cara em 2,4 cêntimos desde esta madrugada e custa agora 1,513 euros, enquanto o litro de gasóleo subiu 4,3 cêntimos para 1,318 euros. Tanto a Repsol como a Cepsa também ajustaram os seus preços.
O novo ano começa da pior forma para os cidadãos e para a indústria automóvel. O fim da lei do abate para veículos em fim de vida, assim como o aumento do preço dos automóveis, devido ao aumento do IVA de 21% para 23%, faz com que os responsáveis das diferentes marcas prevejam um primeiro trimestre muito difícil para o setor.