Em ‘Road to Nowhere’, assistimos ao regresso de Monte Helman. O mais ‘indie’ dos realizadores americanos e o responsável pelo lançamento de Quentin Tarantino trouxe a Veneza um filme à sua medida mas algo confuso e inconsequente. ‘Road to Nowhere’ é curiosamente a história de um jovem cineasta que se deixa envolver o cinema na sua vida ao ponto de isso se tornar num vertiginoso, labirintinco e obsessivo jogo de identidade. Um filme que é na prática uma trama policial e de suspense onde se cruzam o cinema de Hitchcock e David Lynch com a estética série B de Helman. O realizador alemão Tom Tyker (‘O Internacional’) estreou aqui ‘Drei’ (3) e até entusiasmou a sala com a história de um triângulo amoroso, passado na Berlim de hoje. Um filme muito interessante que reflecte sobre várias questões contemporâneas: os progressos da fecundação artificial, as identidades sexuais e as novas famílias. Por último ‘Barney’s Version’ de Richard J. Lewis (o produtor de ‘CSI’) foi um excelente final desta competição. Trata-se de uma notável tragicomédia sobre a instável vida de um grande produtor canadiano de televisão (Bernard Moscovicth), com alguns contornos policiais e dramáticos, protagonizado por Paul Giammatti e Dustin Hoffman no papel do pai de Barney. O filme é baseado num best seller do escritor Mordecai Richler falecido em 2001 e assenta numa notável reconstrução de três épocas em flashback desde os anos 60 até aos dias de hoje e principalmente num extraordinário e credível virtuosismo narrativo.
Os rumores quanto a favoritos andam no ar o que às vezes não quer dizer nada quanto aos prémios finais. Mas é quase seguro que Tarantino é um grande admirador do filme russo ‘Ovsyanki’, de Fedorenko e do espanhol ‘Balada Triste de Trompeta’, de Alex de la Iglesia. Mas favoritos ao Leão de Ouro são também o fabuloso ‘Post Mortem’, do chileno Pablo Larraín e principalmente ‘The Ditch’, um perturbador filme de Wang Bing sobre um ‘Gulag’ chinês. ‘Pecora Nera’, do cineasta e dramaturgo italiano Adriano Celestini têm o perfil ideal para ganhar o Leão para uma primeira obra. Nos Premios de Interpretação o grande candidato à Taça Volpi é o espanhol Carlos Areces (isto se o filme não ganhar o Leão de Ouro) e Vincent Gallo, o protagonista de ‘Essential Killing’, ainda andava por aí há pouco de braço dado com Marco Muller. Ou passeia ou vai estar na cerimónia de amanhã. Caterine Deneuve em ‘Postiche’ de Ozon é a grande candidata ao Prémio Feminino, juntamente com Yahima Torrés a ‘Vénus Negra’ de Kechiche, que é uma estreante como actriz. Mas à jovem Elle Fanning (Somowhere) não deve fugir o Prémio Revelação. Embora a crítica quase nunca esteja de acordo com o júri fora das decisões não estará certamente ‘Dectetive Dee’, de Tsui Hark, que aparece na tabela da Variety/Venews como o filme mais cotado (7,6). Mas amanhã é o dia das certezas. Ver lista completa com todos os Prémios Oficiais em www.labiennale.org.