Foi uma prova, literalmente, cheia de ‘altos e baixos’. As especiais de classificação particularmente desafiantes, muitas em piso de terra e estradas agrícolas com piso em mau estado, terão sido a razão para tantas mudanças de posição. A Exame Informática que, uma vez mais, ‘viu este rali por dentro’, pode atestar que os concorrentes foram, muitas vezes, surpreendidos com obstáculos como tratores e, claro, tratando-se dos Açores, vacas – nos ralis de regularidade, as estradas não são, por regra, fechadas ao trânsito.
Se, até à 13ª e penúltima especial de classificação – a 14ª especial de classificação foi anulada em consequência de uma manada de vacas ter interrompido a prova a vários concorrentes – o primeiro lugar era ocupado pela dupla portuguesa, campeã nacional, Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, a prova acabou com a vitória da dupla Guido Guerrini e Artur Prusak, ao volante de um Kia E-Niro. Um pequeno erro na última especial de classificação levou a dupla portuguesa da equipa KIA – ACP Eletric – BP para o quarto lugar. Entre os beneficiários desta queda estiveram os colegas de equipa Nuno Serrano e Alexandre Berardo, que acabaram no segundo lugar da geral.
A fechar o pódio na componente regularidade ficou a dupla Michal Zdarsky e Jakub Nabelek que, recorde-se, tinham vencido o Oeiras Portugal Eco Rally.
Como a prova de Oeiras, também a prova açoriana contou para o Bridgestone FIA ecoRally Cup, o campeonato mundial da modalidade. Nesta prova, a classificação geral também inclui a componente de eficiência energética. Mas os primeiros três classificados mantiveram-se, embora com uma troca: Michal Zdarsky e Jakub Nabelek ficaram em segundo e Nuno Serrano e Alexandre Berardo ficaram em terceiro.
Na análise apenas da eficiência energética, a vitória foi para Carlos Silva e Sancho Ramalho ao volante de um BMW i3.
Como é habitual nas provas do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, o Azores Eco Rallye terminou com uma Street Stage, que decorreu na margina de Ponta Delgada. Nesta prova especial, a vitória foi para a dupla Pedro Morais e Silva Coutinho, ao volante de um Hyundai Ioniq 5.
Um rali aliado com a natureza
Paulo Miguel Rego, diretor da prova, realçou que e “poder aliar o desporto não poluente à paisagem natural dos Açores reveste-se sempre de um grande simbolismo”. O diretor do Azores Eco Rally 2024 salientou ainda que “a prova saldou-se por um balanço extremamente positivo, com os pilotos a enaltecerem a organização. Foi bastante importante em termos de visibilidade que a prova pudesse integrar o Bridgestone FIA ecoRally Cup e agora é esperar pela análise que a FIA irá fazer dos diversos relatórios e acreditar que em 2025 seja possível realizar a prova também a contar para o campeonato internacional.”
A próxima prova do Campeonato Portugal de Novas Energias – PRIO está agendada para 27 e 28 de julho, em Proença-a-Nova.