Depois de mais de 200 km e 13 provas especiais de classificação, a vitória no Rallye CA Alentejo Central foi para a dupla Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo em Kia Niro EV (equipa Kia – ACP Electric – Prio). Foi a quarta vitória em seis possíveis da equipa que tem dominado a edição de 2023 do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio. O que significa que, a uma prova do final, o título de campeões nacionais já foi atribuído.
Em segundo lugar ficou a dupla Hugo Batista e Ivo Miguel Tavares, da equiva UVE – Ecorally Team Verde, e a fechar o pódio ficou a dupla Nuno Serrando eu Alexandre Berardo, da equipa Kia – ACP Electric – Prio.
Apesar do domínio da equipa vencedora no campeonato, tem-se notado uma competitividade crescente. O que fica claro nos resultados, já que apenas 30 pontos separaram o top 5 – nestas provas de regularidade, os concorrentes são penalizados por um ponto por cada segundo que atraso ou adiantamento em que passam nos pontos de controlo. A competitividade também foi evidenciada nas trocas de posição constantes, mesmo no topo da tabela.
A próxima e última prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio está marcada para Vila Nova de Gaia, entre 8 e 10 de dezembro.
Recordamos que esta é uma prova exclusiva a carros 100% elétricos de produção em série, sem qualquer alteração, o que significa que está aberta a amadores que queiram experimentar este tipo de competição. Pode obter mais informações sobre como participar em http://www.cpnovasenergias.pt/faq/.
Um Peugeot e-308 entre os Tesla
Como tem sido habitual, a Exame Informática participou nesta prova ao volante de um Peugeot 100% elétrico. E desta vez com uma estreia nacional, o Peugeot e-308. Vamos, naturalmente, usar a nossa participação na análise da nova proposta da marca francesa para o segmento dos compactos familiares.
Mas não podemos deixar de destacar o comportamento dinâmico deste carro, evidenciado na Street Stage em Reguengos de Monsaraz, uma prova paralela à competição principal. Nesta prova que decorreu num pequeno circuito citadino, onde a velocidade, e não a regularidade, foi o principal fator, o e-308 levou-nos ao terceiro lugar do pódio.
Um resultado impressionante se considerarmos que todas as outras quatro equipas que terminaram nos primeiros cinco lugares desta prova conduziram carros da Tesla, com potências muito superiores e tração integral (versões dual motor). Ou seja, o e-308 só conseguiu intrometer-se entre os poderosos carros da marca de Elon Musk devido ao comportamento dinâmico nas curvas do traçado.