Já é um clássico na agenda cultural do Porto. Entre esta sexta, 30 de maio, e domingo, 1 de junho, são 50 horas de atividades non stop, o que permite aos organizadores do Serralves em Festa falar do “maior evento de expressão artística em Portugal e um dos mais relevantes a nível internacional”.
Entre música, dança/performance, circo/teatro de rua, visitas a exposições, oficinas e sessões de cinema, a programação desta 19ª edição vai juntar 500 artistas e perto de 100 propostas.
Todas as atividades são gratuitas e a ida à festa dá acesso ao Museu, à Ala Álvaro Siza, à Casa de Serralves, à Casa do Cinema Manoel de Oliveira e ao Parque.

Começando pela música, destaque-se o psicadelismo etéreo dos Spiritualized (sáb 23h, Prado). O concerto do grupo britânico andará à volta das canções do seu mais recente disco, Everything is Beautiful, de 2022. Destaque, também, para os Fidju Kitxora (dom 19h30, Ténis), o coletivo formado entre Cabo Verde e Lisboa que evoca a diáspora daquele arquipélago. A sua música é uma coreografia de percussão e sintetizadores, que vai do kuduro ao trance psicadélico, do dub afrofuturista ao techno.
Na dança, o nome mais sonante é Boris Charmatz. O coreógrafo e bailarino francês apresenta 20 Dancers for the XX Century nas galerias do museu (sáb 15h). Nesta criação, escreve-se na apresentação, os intérpretes recuperam gestos icónicos e outros momentos de algumas das peças mais “representativas daquilo que foi a dança no século passado”. Haverá também Edni, de Né Barros e João Martinho Moura (sex 21h30, Auditório), e [Hug], colaboração entre Cristina Planas Leitão e a Companhia Instável (dom 12h, Jardim da Capela).

Em matéria de circo contemporâneo, as principais apostas são Esquive (sáb 22h, Parterre Lateral), um tributo ao trampolim pela escola Le Plus Petit Cirque du Monde, e Rima, em roda Cyr, da Erva Daninha (sáb, 31, 19h, jardim da Ala Álvaro Siza).
No sábado e no domingo, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira estará a passar um conjunto de filmes do cineasta. Já no hall de entrada do Museu de Serralves, será possível juntar-se a uma das visitas orientadas às exposições patentes (de Avery Singer a Mounira Al Solh ou Zanele Muholi, passando pelas exposições da coleção de Serralves Canção Contemporânea e This is a Shot patentes na Ala Álvaro Siza). São três os horários: 12h30, 15h30 e 18h30.
Serralves em Festa > Fundação de Serralves, Porto > 30 mai-1 jun, sex-dom > grátis > programação completa aqui