1. Paris
Era um jovem de 17 anos quando foi estudar piano para Paris. “É uma cidade que me marcou, pela atividade cultural e por tudo aquilo a que tinha acesso [os concertos, os museus, a língua], o que me ajudou a construir uma personalidade enquanto músico e também artista.”
2. Musée d’Orsay, Paris
Apesar de já ter visitado muitos museus pelo mundo inteiro, destaca o Museu de Orsay, inaugurado em 1986, um ano antes de ter chegado a Paris. “Pelo espaço onde foi instalado, uma antiga estação ferroviária, e depois pelas coleções de arte impressionista e pós-impressionista, com nomes como Manet ou Degas.”
3. Restaurante Míscaro, Chaves
O projeto gastronómico de Cláudia Campos e do catalão Mario Neichel, a dez quilómetros de Chaves, na aldeia de Redondelo, é um dos seus restaurantes de eleição. “O que tem de particular, além da comida [serve, entre outras coisas, paella e pratos com míscaros], é o ambiente muito especial: somos acolhidos como família e sentimo-nos em casa.”
4. Seixo Amarelo, Serra da Estrela
“Pode parecer estranho falar de silêncio e gostar dele, enquanto músico, mas ajuda-me muito a relaxar e a ficar tranquilo.” Cesário Costa volta sempre à aldeia de Seixo Amarelo, a 15 km da Guarda e a 8 km de Belmonte, onde consegue ter silêncio durante todo o dia e “uma vista fabulosa sobre o vale da ribeira da Gaia, que vai mudando consoante a disposição das nuvens.”
5. Espetáculo E Se Elas Fossem para Moscou?, de Christiane Jatahy
O primeiro espetáculo que viu da encenadora brasileira Christiane Jatahy foi E Se Elas Fossem para Moscou?, baseado em As Três Irmãs, de Anton Tchekhov. “Os seus espetáculos são sempre surpreendentes, pela forma como os pensa. Neste, em particular, somos confrontados com duas visões da mesma coisa, uma teatral e outra cinematográfica, dando uma perspetiva totalmente diferente do que se tinha visto.”
6. Maputo
Em outubro de 2019, viajou até Maputo, para trabalhar no projeto Xiquitsi, que tem como objetivo a integração e inserção social através da música. “Tive oportunidade de estar duas semanas com jovens participantes, e a ligação deixou-me algo muito especial.”
O Gosto dos Outros: Cesário Costa
É maestro titular de diversas orquestras e o programador de música erudita do Centro Cultural de Belém. Cesário Costa, 52 anos, confessa gostar de silêncio: "Ajuda-me a ficar tranquilo"
Mais na Visão
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites