No litoral alentejano, muito perto de Grândola, há uma Terra do Sempre. Neste turismo rural, inspirado nas histórias que ouvimos contar em criança, dorme-se nos quartos do Peter Pan ou da Alice, e embalam-se as sestas em camas de rede. Na zona da serra, ainda em Grândola, mas a 200 metros de altitude, está a Sobreiras Alentejo Country House, ideal para quem gosta de andar ou pedalar na natureza.
Mais para o interior, em Arraiolos, rodeados de cursos de água e rochas megalíticas estão as Casas Caiadas. A privacidade é total mas, se quiser companhia, de amigos ou família, saiba que a lotação deste paraíso é de oito pessoas. Ainda no distrito de Évora, no centro histórico de Montemor-o-Novo, uma casa senhorial foi transformada no Palacete da Real Companhia do Cacau, um sítio único que inclui, por exemplo, uma fábrica de chocolate. No Vila Galé Évora, há piscinas generosas, um Satsanga Spa Médico e boa vontade para receber crianças. Em São Lourenço do Barrocal, o primeiro hotel cinco estrelas do concelho de Reguengos de Monsaraz, tem-se uma herdade alentejana de 780 hectares para explorar e o projeto de arquitetura de Eduardo Souto Moura para admirar.
Continuando para sul, a poucos quilómetros de Beja, o serviço de luxo da Malhadinha Nova inclui programas desenvolvidos à medida de cada hóspede e mimos como massagens de vinoterapia no spa ou jantares no restaurante com cozinha de autor. Perto de Castro Verde, no turismo rural Casa dos Castelejos, não existem muros a separar-nos dos vizinhos, estamos completamente integrados na aldeia, no fim de uma rua.
No Barlavento algarvio, o resort Monte Santo, no Carvoeiro, foi considerado o mais romântico da Europa pelos prémios World Travel. A piscina de tamanho generoso, a terminar num lago, pode ter inspirado o galardão. Já o Cascade Wellness & Lifestyle Resort, em Lagos, tem várias piscinas para todos os gostos e permite uns dias ativos ou da mais pura preguiça, sempre a pensar no bem-estar – a dois ou em família. Do lado do Sotavento, existe um hotel “amigo” da corrida e do exercício físico, o Ozadi Tavira, para o interior, já no Barrocal, uma antiga quinta rural passou a Pensão Agrícola, um refúgio pintado de branco com o mar por perto.