O chefe Chakall “cozinhou” a Chakallina, a Sardina Tugatina, o apresentador Rui Unas desenhou a Unas Margem Sul e o ilustrador André Letria criou três sardinhas inspiradas em clubes de futebol, a Azul, a Verde e a Vermelho. Mas na nova coleção de Sardinhas by Bordallo há ainda modelos que imortalizam o amor de Pedro e Inês, por Ana Sofia Gonçalves, ou um exemplar em loiça dedicado à rainha da pop, a Madonna Alfacinha, entre outras ideias que resultam da colaboração entre a Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, a EGEAC e a Câmara Municipal de Lisboa.
Este ano, há 28 novas criações que reinterpretam um dos ícones mais reconhecidos da cidade de Lisboa, a sardinha. Uma das novidades desta coleção é a Sardinha do Dia, feita à mão pelos vidreiros da Bordallo Pinheiro e em puro vidro, sem molde, não havendo por isso dois modelos iguais. Já a Sardinha de Autor foi criada pelo escultor Isaque Pinheiro, que baptizou a sua obra Puxa Brasa, uma edição numerada e limitada a 172 exemplares. A Maria Amor, da ilustradora Maria Tex é a vencedora do concurso de criatividade lançado pela Bordallo Pinheiro, marca fundada em 1884.
Não foi só ao futebol e à música que os artistas foram buscar inspiração: a sardinha Mediterrânica, de Silvano Mello, é uma homenagem aos migrantes que atravessam os mares fugindo à guerra e Lobo Mau, de Andreia Pecchia, sobre assédio sexual. A nova pescaria que junta-se ao cardume já composto por mais de 80 sardinhas.
Coleção By Bordallo > €18,90, packs exclusivos de duas sardinhas €34,90 > à venda nas lojas Bordallo Pinheiro em Lisboa, Cladas da Rinha e Braga, nas lojas Vista Alegre e em www.bordallopinheiro.com