Os números do Polestar 3 impressionam. Na versão ensaiada, são quase 500 cavalos de potência, um binário esmagador, bateria com mais de 100 kWh de capacidade e dimensões muito generosas. Comecemos por esta última característica: as rodas grandes e as linhas desportivas ajudam e esconder que este é um carro com 4,9 metros de comprimento e, ainda mais expressivo, 2 metros de largura. O que também significa que o espaço interior é amplo, em qualquer um dos lugares. Até porque este Polestar é baseado numa plataforma exclusiva para carros 100% elétricos, a SPA2, também utilizada pelo Volvo EX90. O que, como já sabemos, permite um maior aproveitamento do espaço interior. A habitabilidade é reforçada por bancos bem conseguidos e acabamentos interiores convincentes. Mas não é para quem gosta de ‘rococós’ já que, como é típico da marca e da origem Volvo, o interior segue as típicas ideias do minimalismo escandinavo.
Muito rápido, mas pouco desportivo
A aceleração é o primeiro ponto que impressiona. Os dois motores elétricos desta versão ‘colam-nos’ ao banco e catapultam o SUV de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos. As recuperações são igualmente vigorosas, permitindo ultrapassagens seguras e desembaraçadas. A velocidade máxima está limitada a 210 km/h, mas a sensação de velocidade é amplificada pelo silêncio a bordo.