A Adobe pretende ajudar os criadores de conteúdos a assinarem e autenticarem os seus trabalhos com a Content Authenticity, uma ferramenta que entra agora em fase de testes e que deve chegar ao mercado em 2025. A ferramenta vai permitir identificar como o conteúdo foi criado e revelar se houve alterações feitas com recurso a Inteligência Artificial.
Os criadores vão poder usar esta solução para indicar se autorizam que o trabalho seja usado para treinar modelos de Inteligência Artificial generativa e as credenciais mantêm-se na obra mesmo que o conteúdo seja alterado ou se for realizada uma captura de ecrã. A Adobe explica que usou técnicas de marca de água digital e outras para criar esta ferramenta, noticia a Axios.
Além da app para a web, a Adobe vai lançar um plugin para o browser Chrome que permite aos utilizadores visualizar as credenciais relacionadas com o conteúdo que está a ser mostrado. A estratégia faz parte de uma iniciativa alargada, que começou em 2019, e que já conta com o apoio de 3700 empresas, de preservar a autenticidade das obras e procura verificar as imagens digitais desde o momento da captura, no caso de vídeos e fotos, ou do momento da criação, no caso de imagens criadas no ecrã.
O esforço terá de ser apoiado pelos gigantes da indústria para poder trazer os efeitos desejados: a Google já se juntou, mas ainda não construiu o sistema de credenciais para as câmaras nos Android, mas a Apple ainda não admitiu publicamente o seu apoio. O responsável tecnológico da Adobe, Ely Greenfield, já admitiu que “quando começamos isto, dissemos ‘Isto é uma jornada de dez anos’”, já se antevendo que seria um processo moroso.