Depois de lançar o GPT-4o em maio, a OpenAI revela agora uma nova versão do modelo de IA. Mais pequeno e mais barato, o GPT-4o Mini é capaz de superar outros modelos do género, como o Claude Haiku da Anthropic ou o Gemini Flash da Google, em tarefas de raciocínio que envolvam texto e imagens, afirma a empresa liderada por Sam Altman.
A novidade passa a substituir o GPT-3.5 Turbo como o modelo mais pequeno oferecido pela OpenAI. Em comunicado, a empresa destaca que o GPT-4o Mini é significativamente mais acessível, com um custo que é 60% inferior ao do seu antecessor. Atualmente, suporta texto e imagens, mas, no futuro, o objetivo passa por adicionar capacidades na área do vídeo e áudio.
A tecnológica avança que o GPT-4o Mini conseguiu alcançar uma pontuação de 82% no benchmark MMLU, concebido para avaliar as capacidades de raciocínio de modelos de IA. Por comparação, modelos como o Gemini Flash e Claude Haiku alcançaram pontuações na ordem dos 77,9% e dos 73,8%, respetivamente.
Já no benchmark MGSM, que avalia as capacidades de raciocínio matemático, o novo modelo da OpenAI conseguiu uma pontuação de 87%. Os modelos da Google e da Anthropic obtiveram pontuações de 75,5% e de 71,7%, respetivamente.
Em declarações ao website TechCrunch, George Cameron, co-fundador da Artificial Analysis, indica que “em comparação com modelos semelhantes, o GPT-4o Mini é muito rápido, com uma velocidade de saída média de 202 tokens por segundo”. “É duas vezes mais rápido que o GPT-4o e GPT-3.5 Turbo”, realça, acrescentando que o modelo se apresenta como uma proposta apelativa para tarefas e casos de uso em que a velocidade é essencial.
Para os programadores que usam a API da OpenAI, o GPT-4o Mini custa 15 cêntimos por cada milhão de tokens de entrada e 60 cêntimos por milhão de tokens de saída. O modelo possui uma janela de contexto de 128,000 tokens e os seus conhecimentos vão até outubro de 2023.
Os utilizadores do ChatGPT, seja na versão gratuita como na Plus, já podem aceder ao modelo. Os utilizadores da versão Enterprise do chatbot terão acesso ao GPT-4o Mini a partir da próxima semana, detalha a OpenAI.
Além do GPT-4o Mini, a OpenAI também anunciou novas ferramentas para clientes empresariais. Em destaque está uma API de Conformidade Empresarial, destinada a ajudar empresas em setores altamente regulamentados, como finanças, saúde, serviços jurídicos e governamentais, a cumprir requisitos de auditoria e registo.