A ferramenta GFP-GAN (de Generative Facial Prior-Generative Adversarial Network) foi desenvolvida por investigadores da chinesa Tencent e combina dois modelos de Inteligência Artificial numa solução capaz de restaurar fotografias antigas e completar as falhas com detalhes realistas em poucos segundos.
Os métodos convencionais de recuperação conduzem geralmente a resultados de baixa qualidade, de acordo com os criadores desta ferramenta. A nova abordagem usa uma versão de um modelo de IA já pré-treinado (o StyleGAN-2 da Nvidia) para informar o modelo da equipa durante as múltiplas fases da geração da nova imagem.
O foco dos cientistas foi que a solução tivesse bons resultados na recuperação de fotografias de rostos, especialmente nos elementos mais identificativos, como os olhos ou as bocas, noticia o Engadget.
Os investigadores alertam que há ainda limitações e que o modelo está a fazer tentativas de adivinhação dos detalhes em falta, pelo que o resultado final pode conduzir a uma “ligeira mudança de identidade”.
Uma versão de demonstração desta ferramenta pode ser utilizada gratuitamente a partir daqui e mais abaixo pode ver um vídeo com a explicação do funcionamento da mesma.