A Google já estreou uma funcionalidade para facilitar o envio de dados, fotos e documentos para uma pessoa que esteja próxima e que use um Chromebook ou Android. Agora, surgem indícios de que possa estar a preparar uma modificação que permite ao utilizador partilhar o mesmo ficheiro entre os seus vários dispositivos, sem ter de usar um serviço na nuvem ou enviar para o seu próprio email.
O Self Share deverá assentar nas tecnologias Bluetooth, WebRTS ou Wi-Fi peer-to-peer para permitir que, através do Chrome OS ou do Android, seja fácil enviar dados e ficheiros. A história surge no blogue Chrome Story que detetou uma etiqueta na funcionalidade Nearby Share já presente nos aparelhos com Chrome OS. “Se ativarmos a opção, ou se esperarmos até à função ficar disponível, uma opção nova ‘Enviar para os Seus Aparelhos’ fica disponível no menu de opções”, conta o Chrome Unboxed. A funcionalidade Self Share tem ainda de passar por uma fase de desenvolvimento e aprovações antes de aparecer disponível aos utilizadores.
O objetivo da Google com esta novidade parece ser fomentar a interoperabilidade entre aparelhos a usar os seus sistemas, mas a gigante tecnológica ainda parece estar distante do que a Apple consegue oferecer com os seus produtos.