Além da mudança de chips Intel para ARM, a Apple tem mais novidades previstas para os próximos tempos e levantou a ponta do véu nesta segunda-feira. Tim Cook, o CEO da empresa, foi o ‘mestre de cerimónias’ da sessão onde foram reveladas várias novidades da marca, como a nova versão do sistema operativo iOS, a 14, e do macOS, chamada Big Sur, entre outras.
macOS Big Sur
O próximo macOS, o Big Sur, conta com as maiores alterações ao nível do design desde o lançamento do Mac OS X. O menu Start pode ser personalizado, com uma dock de apps e um Finder refinados, a barra de Menu é translúcida e há acesso a um modo Do Not Disturb com um clique apenas. O Notification Center, as Messages, os Maps, o Mail e as Photos vão contar com novidades, como mais cores, barras de pesquisa e animações. Do lado do navegador, o Safari promete ser mais rápido e mais privado, oferecendo Relatórios de Privacidade, traduções para sete idiomas integradas e melhorias nos separadores.
iOS 14
A nova versão do sistema operativo móvel traz widgets ao ecrã principal, que podem ser reorganizados seguindo a vontade do utilizador, havendo várias opções em termos de tamanhos ou uma “smart stack”, onde podem ser arrumados todos num único espaço. Uma nova Biblioteca de Apps separa e organiza as apps por categorias e permite uma pesquisa mais rápida. O assistente pessoal Siri vai ser melhorado, não tomando conta de todo o ecrã e com as respostas a aparecerem como pequenas notificações. Entre as novidades do iOS, há uma nova app de Messages e uma nova versão da Translate, que tira partido de aprendizagem de máquina para proporcionar conversas mais dinâmicas.
watchOS 7
Para os relógios inteligentes, a nova versão do sistema operativo permite configurar as próprias interfaces e que podem ser trocadas entre amigos, de forma fácil como se fosse enviar uma mensagem de texto. Outra melhoria prende-se com a capacidade de monitorização de sono e novas rotinas de exercício físico que podem ser registadas, como dança, core ou funcional. Para se ajustar à nova realidade, vai ser possível monitorizar a atividade de lavagem das mãos, para que se possa perceber se estamos a fazê-lo corretamente.
Privacidade
No que toca à privacidade dos utilizadores, a Apple vai começar a mostrar um resumo rápido da informação das políticas de privacidade sob a forma de “etiquetas de nutrição”. O objetivo é que o utilizador possa rapidamente saber o que está a partilhar, sem ter de ler longos acordos de utilização. Há novos indicadores quando o microfone e a câmara estejam a ser usados, além de ser possível partilhar uma localização aproximada sempre que se quiser, em vez de se revelar a localização exata.
Para finalizar, a Apple mostrou os Clips, que permitem descarregar uma parte de uma app, em vez do programa completo, para que se possa ter acesso só às funcionalidades que se pretende e a CarKey, uma funcionalidade que usa a tecnologia NFC para destrancar e ligar o carro, através do iOS 14. O primeiro veículo compatível será o BMW 5 Series, que chega ao mercado em julho. O utilizador só precisa de aproximar o telefone do manípulo, com o NFC ativo, para abrir a porta e colocar o telemóvel no carregador wireless Qi para arrancar. Este sistema funciona através do Apple Wallet e permite a partilha de chave com família e amigos.
Pode ver a apresentação oficial da Apple com os comentários da redação da Exame Informática em tempo real no vídeo abaixo