A BQ, empresa espanhola de tecnologia conhecida, por exemplo, pelos seus smartphones, tablets, impressoras 3D e kits de robótica, anunciou oficialmente que a Vingroup, holding empresarial privada do Vietname, se tornou sócio maioritário da companhia. Para tal, adquiriu 51% da Mundo Reader, empresa detentora da marca BQ, e juntou-se aos fundadores da tecnológica espanhola e ao fundo de investimento Diana Capital.
De acordo com o comunicado oficial da BQ, as empresas começaram a trabalhar juntas em julho deste ano, quando o Vingroup criou a sua própria marca de smartphones – a Vsmart. A BQ foi a responsável pelo desenho e desenvolvimento desses terminais, que foram oficialmente lançados no dia 14.
Para além disso, a BQ também contribuiu com mais de 100 engenheiros para o arranque de uma fábrica de smartphones no Vietname, que tem uma capacidade de produção de 5 milhões de unidades/ano e que exigiu um investimento superior a 30 milhões de euros.
Este acordo permitirá à BQ entrar em novas áreas de negócio, especificamente em áreas ligadas à Inteligência Artificial e à Internet das Coisas.
Refira-se que o Vingroup possui oito unidades de negócio que incluem indústria, construção, turismo e entretenimento, comércio, saúde, educação e agricultura, sendo que no último ano entrou em setores como o automóvel e o tecnológico.