É uma pequena reviravolta no processo que a Apple moveu contra a Samsung por alegada violação de patentes: contrariamente ao anunciado no dia 9 de agosto, a providência cautelar aceite pelo tribunal de Dusseldorf não vai ser aplicada a toda a UE.
O tribunal alemão tinha feito saber que pretendia tomar uma decisão sobre o assunto a 25 de agosto, após ouvir os argumentos da Samsung, mas teve de rever o âmbito do bloqueio comercial aplicado ao tablet da Samsung.
"Os juízes decidiram limitar por agora o alcance (da providência cautelar), porque há dúvidas sobre se um tribunal alemão pode ter uma jurisdição tão alargada sobre uma companhia sedeada na Coreia", explicou Peter Schetz, quando questionado pela Bloomberg.
Inicialmente, a providência cautelar interposta pela Apple previa bloquear as vendas dos tablets Galaxy Tab 10.1 na UE (exceto na Holanda, onde está a decorrer um outro processo com os mesmos propósitos).
A providência cautelar apenas teve efeito nas remessas que ainda não tinham chegado às lojas – todas máquinas que entretanto já estavam à venda nas lojas podiam ser comercializadas. Com os novos de desenvolvimentos neste processo todas as lojas da UE – exceto as alemãs – podem voltar a vender Galaxy Tab 10.1.
Em Portugal, as lojas da especialidade já estão a vender a nova versão do tablet da Samsung, confirmou a Exame Informática.