Elon Musk capitalizou bem a rede social X como máquina de propaganda política e vê agora as suas publicações na rede social a serem analisadas. O CCDH, de Center for Countering Digital Hate, conta 87 publicações só este ano que foram consideradas falsas ou enganadoras por verificadores de factos e que tiveram um alcance de dois mil milhões de visualizações.
Além de ser uma pessoa influente, com 203 milhões de seguidores, Musk também terá aproveitado para modificar o algoritmo da X, de forma a que as suas publicações chegassem a todos os utilizadores. Musk investiu 118 milhões de dólares no apoio à campanha presidencial de Donald Trump, com este montante a ser usado para gerar campanhas publicitárias que se fazem passar por Democratas e destinadas a serem vistas por eleitores Republicanos, com alegações a políticas não apoiadas por Kamala Harris, como “ajudem a tornar as nossas escolas o mais amigáveis para pessoas trans” ou “um programa de retoma nacional e obrigatório significa menos armas e menos tragédias. A Kamala Harris percebe”.
O fundo, segundo o 404 Media, terá aumentado em 1000% o valor gasto em publicidade no Facebook. Estes anúncios também terão sido visto milhões de vezes antes de a Meta ter decidido proibir a publicidade relacionada com temas sociais, eleições ou política apenas na semana passada.
O CCDH conta que as publicações de Musk tiveram um total de 17,1 mil milhões de visualizações desde que este declarou o seu apoio a Trump em julho, o dobro das visualizações de todos os anúncios políticos durante o mesmo período. Entre 13 de julho e 25 de outubro, Musk teve 746 publicações com termos relacionados com as eleições.
Entre as alegações falsas e enganadoras, Musk salientou a importação de ilegais para manipulação de eleições a favor dos Democratas.
Musk tentou processar o CCDH no ano passado, acusando-o de ser uma “organização criminal”, mas a queixa foi rapidamente arquivada por um juiz federal que a considerou ser uma forma de “castigar” a organização por criticar a X. Imran Ahmed, CEO da CCDH, descreve a X como “um antro de ódio e desinformação”, após Musk ter removido muitas das proteções da plataforma contra a desinformação. Musk, por outro lado, aponta as Notas da Comunidade como a funcionalidade que permite aos membros verificar as publicações, algo que Ahmed descreve como um “pouco mais que um penso rápido”.