Durante a tarde de quinta-feira, as páginas online da Sony PlayStation Network, Steam Store, Ally Bank, Fidelity ou Airbnb estiveram em baixo. Além destas, também as páginas das companhias aéras Delta, British Airways e Southwest registaram dificuldades, ao não permitir aos utilizadores, por exemplo, fazer check-in nos seus voos. A Akamai, a empresa que mantém redes de entrega de conteúdos, assumiu a sua quota parte, refutando a possibilidade de se tratar de um ciberataque e revelando que monitorizou a situação, disponibilizando rapidamente a correção para restabelecer a normalidade.
Antes mesmo disso, várias páginas afetadas apressaram-se a indicar que as quebras de serviço se deviam a uma falha na Akamai. O CEO da Cloudflare escreveu no Twitter que a ‘culpa’ não era da sua empresa, noticia o The Verge.
Segundo a monitorização do DownDetector, mais de 40 mil utilizadores tentaram e não conseguiram aceder à PlayStation Network durante esta hora. A experiência em títulos online como Fortnite ou Call of Duty também foi afetada.
Apesar de a Internet contar com um modelo descentralizado em teoria, a verdade é que uma mão cheia de empresas concentra em si grande parte das funcionalidades disponíveis online, pelo que uma falha numa delas assume grandes repercussões para toda a comunidade online. Problemas com a Fastly, Amazon Web Services ou Akamai podem, como aconteceu agora e em meses recentes, ‘desligar’ grandes partes da Internet.