Dois anos depois de ter sido anunciado, o processo de fabrico de chipsets à escala de dois nanómetros (nm) da TSMC vai finalmente arrancar no final deste ano. A produção em massa só deve começar em 2025, com o intuito de equipar os iPhone 17 Pro que devem chegar ao mercado justamente no outono desse ano.
Uma informação que ainda não foi confirmada é o rumor de que a Apple terá encomendado a totalidade da produção de chips de 2 nm da TSMC, com o intuito de os usar não só para os iPhone 17 Pro, como também para os futuros processadores Apple Silicon para os computadores Mac, relata o GSM Arena.
A evolução deste processo de fabrico passa pelo processo de 2 nm melhorado, a ser lançado em 2026, e depois a transição para o processo de produção de 1,4 nm.
Este ano, que deverá marcar a chegada dos modelos iPhone 16, os smartphones deverão trazer uma componente forte no processamento de Inteligência Artificial, mas parece que esse trabalho será feito com uma nova versão de um chip usando o atual método de fabrico de três nanómetros.