A Sony reforçou a oferta de câmaras de objetivas amovíveis mirrorless com o lançamento da Alpha 7R V. A nova câmara combina um sensor de imagem CMOS Exmor R retroiluminado full-frame de 35 mm, com aproximadamente 61 milhões de megapixéis (o mesmo da Alpha 7R IV), com o motor de processamento Bionz XR, que permite definições de sensibilidade de ISO 100 a ISO 32000 para fotografias e vídeos e uma gama dinâmica com 15 pontos para fotografias.
Uma das grandes apostas da Sony para esta Alpha é a focagem automática (AF), que agora recorre a uma unidade de processamento de Inteligência Artificial que inclui aprendizagem profunda e permite melhorias no reconhecimento de sujeitos. Assim, não só o reconhecimento dos tipos de sujeito foi expandido – chega agora a pessoas, animais, pássaros, insetos, carros, comboios e aviões – como também é possível aceder a informação sobre a previsão da pose humana.
Entre as outras funcionalidades de destaque da Alpha 7R V, saliente-se a estabilização ótica de 5 eixos, captação contínua de até 10 fps com seguimento AF/AE, captação silenciosa e livre de vibrações a até 7 fps e captação contínua até 583 imagens RAW comprimidas a alta velocidade. No campo do vídeo, é possível gravar em 8K a 24 fotogramas por segundo ou em 4K a 60 fps.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/10/221026_1.-A7RV-Body-Front-View-scaled-1-1406x1080.jpg)
A nova câmara da Sony disponibiliza um Pixel Shift Multi Shooting melhorado, que utiliza o controlo do sistema de estabilização de imagem integrado no corpo para captar várias imagens com deslocamento de pixel que são posteriormente compostas num computador para obter uma resolução maior numa única imagem. Pode ser possível produzir composições de 16 imagens com aproximadamente 240,8 milhões de pixéis (19008×12672) a partir de dados equivalentes a cerca de 963,2 milhões de pixéis.
A Alpha 7R V possui um novo ecrã tátil LCD multiângulo de 4 eixos com 3,2 polegadas, que é, por um lado, inclinável e, por outro, possui uma abertura lateral. Tem duas ranhuras para cartões de memória CFexpress Type A/SDXC e um sistema de menu novo, com a Sony a destacar a gama de funções personalizáveis.
As imagens captadas podem ser transferidas por Wi-Fi (802.11ac) ou através de uma ligação SuperSpeed USB 10 Gbps com fios através de uma porta USB-C. Esta Alpha suporta igualmente UVC/UAC, permitindo streaming diretamente da câmara mesmo em resolução 4K (QFHD) e com áudio.
Na apresentação online a que a Exame Informática teve oportunidade de assistir, os responsáveis da Sony destacaram ainda a melhoria a nível de dissipação de calor para permitir maior conforto e eficiência em tempos de gravação prolongados.
De acordo com a fabricante, o público-alvo primordial desta câmara são os fotógrafos de natureza, paisagens, viagens, casamentos, eventos, estúdio e retratos.
A Alpha 7R V possui um chassis em liga de magnésio, pesa 733 gramas e começa a ser disponibilizada no mercado a meio de novembro. O preço anunciado é de €4500.