Além de poderem auxiliar na monitorização de contágios, os telemóveis podem vir a ser uma importante ajuda no combate à Covid-19 através de sensores que detetam partículas do novo coronavírus. A ideia está a ser desenvolvida por investigadores da General Electric depois de terem recebido um subsídio do National Institutes of Health, nos EUA.
A equipa pretende desenvolver um sensor que tem capacidade de deteção destas nano-partículas equiparada à que se encontra em aparelhos muito maiores, em laboratório. “Treinamos os sensores para detetar algo específico e são capazes de o fazer sem que outros elementos os desviem”, explica Radislav Potyrailo, investigador principal na GE Research, citado pelo Engadget.
O apoio financeiro agora obtido vai permitir à equipa passar os próximos dois anos a otimizar o pequeno sensor e a estudar a melhor forma de o integrar com outros equipamentos, como smartphones, relógios inteligentes ou aparelhos que se coloquem nas paredes. Para já, ainda não é possível perceber quando (e se) os primeiros equipamentos com estes sensores possam chegar ao mercado.