A Heart Aerospace já tinha apresentado o X1 em setembro, destacando que se tratava de um modelo de demonstração com dimensões equivalentes ao ES-30, com uma envergadura de asa de 32 metros e capacidade de transportar 30 pessoas. Agora, a startup sueca que angariou 145 milhões de dólares anuncia que vai fazer o primeiro voo experimental do X1 já no próximo ano. O teste está marcado para um aeroporto no estado de Nova Iorque, considerado ideal por ter pouca densidade de voos e pelo suporte possível para o desenvolvimento e teste de tecnologias de transporte.
O avião comercial que será colocado no mercado, o ES-30, vai conseguir descolar a partir de pistas pequenas, com 1100 metros, utilizando motores com elevado torque e propulsão a turbo, com um sistema híbrido capaz de uma autonomia de voo de quase 400 quilómetros. Com estas características, a Heart pretende ser uma alternativa sustentável para voos de curta duração e em comunidades pouco ou mal servidas de soluções de aviação, avança o New Atlas.
“O voo experimental inicial do Heart H1 foi desenhado para validar as capacidades da tecnologia inovadora de propulsão elétrica da Heart”, refere a empresa fundada em 2019. Além desta iniciativa, há outras pequenas empresas a competir no setor, como a suíça ZeroAvia (aeronave anfíbia híbrida com hidrogénio e eletricidade) ou a holandesa Elysian (que se inspirou em modelos da década de 1960 para criar um avião de pequena fuselagem capaz de transportar até 90 pessoas e que pretende cruzar os céus a partir de 2033).
A Heart pretende continuar o seu caminho e incorporar no X2 as lições que venha a aprender com os testes do X1 e onde irá testar um sistema de propulsão híbrida independente.