A Amadora recebe, mais uma vez, aquele que é considerado o mais importante festival de banda desenhada em Portugal e um dos mais populares na Europa. De 17 a 27 de outubro, pode visitar 15 exposições que destacam os valores da democracia, liberdade, justiça e igualdade, por ocasião da celebração dos 50 anos do 25 de abril. Prontos para mais um Amadora BD?
Concebida e estruturada sob o tema “Humanidade”, esta edição decorre em quatro espaços na cidade da Amadora: Parque da Liberdade; Galeria Municipal Artur Bual; Bedeteca da Amadora; e Casa Roque Gameiro.
O evento apresenta não só o trabalho de autores portugueses, como de uma dezena de criadores internacionais de banda desenhada que vão lançar as edições portuguesas das suas obras durante o Festival: é o caso da sul-coreana Keum Suk Gendry-Kim (Grass), da holandesa Aimée de Jongh (adaptação para BD do clássico de William Golding, Lord of the Flies), ou do francês Mathieu Sapin (Edgar).
Criado em 1990, esta iniciativa da Câmara Municipal da Amadora tem sido organizada ininterruptamente. Se não tiver tempo para ver todas as exposições ou não souber por onde começar, deixamos-lhe aqui 6 bons pontos de partida para explorar aos quadradinhos (e não só!).
35ª edição Amadora BD: 6 exposições a não perder
Mafalda, uma inconformista de 60 anos
A menina que detesta sopa, adora os Beatles e que quando crescer quer ser intérprete da ONU está de parabéns: este ano celebra o seu 60.º aniversário. Concebida pelo desenhador argentino Quino, esta exposição é um convite para o universo de Mafalda, que continua contestatária e com vontade de mudar o mundo.
60 anos de Daredevil
Alex Maleev e Joe Rubinstein são dois desenhadores internacionais convidados para apresentar uma exposição dedicada ao herói da Marvel Comics, o Daredevil (Demolidor, em português). Apresenta a história do jovem Matt Murdock que, depois de um bizarro acidente, adquiriu dons sobre-humanos e tornou-se advogado durante o dia, e vigilante mascarado de noite.
O mundo de Elviro – Paulo J. Mendes
Trata-se da banda desenhada que venceu o prémio “Melhor obra de autor português”, nos prémios de Banda Desenhada da Amadora, em 2023. “Elviro”, concebido durante os dias da pandemia, protagoniza uma história que se desenrola nas décadas de 60/70, numa popular vila costeira, onde se vivem os últimos dias da velha rede de elétricos.
25 anos de Naruto: O Caminho do Ninja
Esta exposição em homenagem aos 25 anos de Naruto, figura incontornável criada pelo japonês Masashi Kishimoto, conta o longo percurso da vida de Naruto, o menino que sonhava tornar-se um Hokage, o ninja mais poderoso da sua vila.
25 mulheres: Raquel Costa
A autora portuguesa convida a uma viagem que remonta ao início dos anos 70, em Portugal, através das histórias ficcionadas de 25 mulheres. Vive, em cada uma delas, as contradições da condição feminina da época, com as quais ainda nos debatemos atualmente.
Elevada Nota Artística – 80 anos de Cartoons N’A Bola
Entre desenhos, cartoons, tiras humorísticas e bandas desenhadas, o portefólio de conteúdos ilustrados do Jornal A Bola é um dos mais importantes para a imprensa portuguesa. Apresentados pela primeira vez ao público, trata-se de originais de várias décadas, desenhados e pintados à mão.
Explorar mais
São quatro os espaços na cidade da Amadora onde pode mergulhar neste mundo de heróis, super-heróis, animação e muitos quadradinhos.
Núcleo Central do evento: Parque da Liberdade (antigo Ski Skate Park)
Este espaço contará com a presença de várias editoras e será palco de inúmeros lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras e de uma gaming arena. É neste núcleo central que pode ver as seguintes exposições de autores nacionais e internacionais:
Visite a 35.ª edição do Amadora BD de 17 a 27 de outubro, de 2.ª a 5.ª, das 10h às 20h; 6.ª, sábado e domingo, das 10h às 21h.
- Mafalda, Uma Inconformista de 60 anos
- O Mundo de Elviro – Paulo J. Mendes
- Universidade das Cabras – Christian Lax
- Trilogia de Nova Iorque – Mikaël
- 25 Anos de Naruto: O Caminho do Ninja
- Quilombo, Herança e Resistências – Marcelo D’Salete
- 60 Anos de Daredevil
- Elevada Nota Artística – 80 anos de Cartoons n’A Bola
- Edgar – Mathieu Sapin
- Entre Camões e Pessoa: uma coleção
- Avenida da Liberdade, n.º 74
Galeria Municipal Artur Bual
- O Plural de Abril em Nuno Saraiva – Nuno Saraiva
- Assim vai o Mundo, Cristina! – Cristina Sampaio
Bedeteca da Amadora
- 25 Mulheres – Raquel Costa
Casa Roque Gameiro
- (Re)conhecer Guida Ottolini (1915-1992): uma Ilustradora da ‘Tribo dos Pincéis’