Angelina Jolie vítima de violência doméstica? Kim Kardashian vítima de violência doméstica? Não, mas podiam ser. Chamar a atenção para o problema da violência doméstica era o objetivo da campanha #BreakTheSilence (quebra o silêncio) e, se há quem seja alvo permanente de atenção são as figuras públicas. A pensar nisso, o ativista e artista italiano Alexsandro Palombo decidiu manipular retratos de celebridades como Madonna, Emma Watson ou Kristin Stewart para mostrar como a violência doméstica pode atingir qualquer pessoa.
“Life can be a fairytale, if you break the silence” (a vida pode ser um conto de fadas, se quebrares o silêncio) é o mote da campanha, lançada no mês passado, no Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. A importância de quebrar o silêncio também tem sido uma das mensagens passadas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). De acordo com os dados da associação, mais de 12 mil mulheres foram vítimas de violência no ano passado.
“O silêncio mata mais do que doenças ou acidentes. Fiz esta série porque queria que as pessoas refletissem sobre a questão, que é muito importante”, afirmou Alexsandro Palombo à imprensa.
No entanto, algumas das envolvidas na campanha alertaram que não deram autorização para a manipulação das imagens, como as irmãs Kim e Kendall Kardarshian que, apesar de apoiarem a causa, querem escolher a que tipo de campanhas se associam.
Os dados do Observatório de Mulheres Assassinadas indicam que, este ano, em Portugal, já foram mortas pelos maridos ou companheiros 27 mulheres.
O artista já usou outro tipo de personagens mediáticas nas suas campanhas. Numa iniciativa de apoio às vítimas de cancro da mama, o italiano manipulou imagens de princesas da Disney e mostrou-as mastectomizadas.