A questão, que chegou recentemente ao TikTok, começou com um vídeo da influenciadora digital Marianne após a mesma referir que a posição dos cantos seus lábios estava a mudar graças à posição em que dormia. O seu vídeo com 15 milhões de visualizações tornou-se viral e lançou a discussão sobre o seu fundo de verdade. Terá mesmo a posição em dormimos influência na pele da nossa cara?
A resposta é sim, mas na formação de rugas. Apesar de certas práticas – como uma boa rotina de cuidados de pele, alimentação saudável e hidratação e cuidados com a exposição solar – poderem prevenir o seu aparecimento, o envelhecimento natural da pele leva ao surgimento de rugas no rosto e pescoço. Afinal parece que a posição adotada durante o sono pode também despoletar o aparecimento das mesmas.
Já em 2016, um estudo publicado no Aesthetic Surgery Journal, tinha concluído que as forças de compressão e tensão exercidas no rosto pela gravidade quando uma pessoa dorme de lado podem provocar a distorção facial e levar ao desenvolvimento de rugas. “As rugas do sono formam-se em resposta à distorção criada quando o rosto é pressionado contra qualquer superfície durante o sono. Tendem a agravar-se com o tempo devido à repetição combinada com o adelgaçamento da pele e a diminuição da elasticidade à medida que envelhecemos”, explicou Goesel Anson, membro da Aesthetic Society e principal autor do estudo.
Estas pregas verticais – que muitas vezes surgem ao longo das linhas do nariz até aos cantos dos lábios – podem com o tempo, tornar-se permanentes à medida que a pele envelhece e perde capacidade de recuperação. O mesmo acontece com as rugas do sorriso quanto mais idade maior é a probabilidade de se tornarem permanentes. As rugas provocadas pelo sono são também influenciadas pela quantidade de tempo que uma pessoa passa em várias posições durante a noite. Embora a posição inicial de sono seja consciente, tendemos a mudar de posição ao longo da noite, de forma inconsciente.
Pessoas que dormem de barriga para baixo estão ainda mais sujeitas ao surgimento de rugas uma vez que a posição obriga a que a pele esteja em constante fricção com a almofada. Assim, os especialistas concluíram que dormir de barriga para cima é a melhor posição para a pele do rosto. Para além de não existir contacto entre a pele a posição permite ainda uma melhor circulação sanguínea, o que ajuda a evitar a acumulação de fluídos no rosto e diminuindo o risco de inchaço e olheiras.
Para além da atenção à posição, são recomendados ainda outros cuidados a ter na hora de dormir que ajudam a evitar o surgimento de rugas. Por exemplo, utilizar fronhas de cetim ou seda nas almofadas pode ajudar a reduzir a fricção entre o material e a pele. Do mesmo modo, uma boa rotina de cuidados de rosto antes de dormir pode também ajudar na redução de rugas, beem como manter uma boa hidratação.