O Super Bock Super Rock (SBSR) que se vai realizar já nos próximos dias 14, 15 e 16 de Julho, vai ser transferido para o Parque das Nações, em Lisboa. Foi o primeiro-ministro que anunciou a mudança, após reuniões com o comando operacional e diversas entidades nacionais responsáveis pela prevenção e combate aos incêndios, na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Carnaxide, concelho de Oeiras, esta terça-feira: “um dos grandes eventos terá de ser realocado”, referindo-se ao SBSR.
O festival previa receber cerca de 40 mil pessoas, na Herdade do Cabeço da Flauta, no Meco. A mudança de planos deve-se ao estado de contingência decretado pelo Governo em vigor até sexta-feira, que menciona risco de incêndio rural e proíbe o “acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais”.
Em comunicado enviado, a organização informou que os bilhetes adquiridos serão válidos para a nova localização sem necessidade de troca ou emissão de novo bilhete. Para os portadores de passe para os 3 dias do Festival que iriam acampar no Meco, a organização está a preparar campismo alternativo em colaboração com a Câmara, no Parque Tejo / Caminho das Andorinhas.
“A lei é cega, o trabalho de três anos, desde março que estamos no terreno, vai todo para o lixo”, afirmou Luís Montez, promotor do evento. “É um prejuízo enorme para a minha empresa, mas vamos em frente. Vamos montar já tudo na Altice Arena para nas mesmas datas mantermos o mesmo cartaz e podemos oferecer uma experiência”.
Montez afirma que já fez festivais “com muito mais calor, mas é o que é”. “Já dei instruções para os camiões começarem a desmontar luz e vídeo. Pedi à Altice Arena [onde também é proprietário] para os receber. É preciso trabalhar dia e noite para que quinta-feira os concertos voltem”, nota.”Felizmente tenho grandes patrocinadores e tenho o público do meu lado e tenho a certeza que preferem ver o A$AP Rocky, o C. Tangana e os Foals do que não os verem. Acima de tudo está a segurança das pessoas”.
A nova localização, a Altice Arena, ” tem a vantagem de ter ar condicionado. Tem bares, camarins, tem tudo. Só não tem é floresta”, diz. “É preferível deslocalizar do que cancelar. Já não chegava o filme de terror do aeroporto. Temos os artistas, temos os técnicos, vamos para a frente”, afirmou o promotor.
Acampamento da Concentração de Motos de Faro também foi mudado
A Concentração Internacional de Motos de Faro de 2022 não vai ser cancelada, mas o acampamento será transferido para “um espaço que está urbanizado”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Rogério Bacalhau.
“Temos neste momento uma alternativa, vamos implementá-la e penso que vai correr bem”, esclareceu Bacalhau. O evento será assim “num espaço que está urbanizado, em frente à concentração”.
A Concentração que foi cancelada em 2020 e 2021 por causa da pandemia, deverá receber 25 mil pessoas.