O Tour d’Argent, localizado no 5º arrondissement e com vista para o rio Sena e para a Catedral de Notre Dame, é um dos restaurantes mais famosos de Paris e está, agora, envolvido num grande mistério. É que o célebre local perdeu vinhos avaliados em cerca de 1,5 milhões de euros, que desapareceram da sua garrafeira. O caso foi confirmado esta quinta-feira, dia 1.
Este restaurante, que inspirou inclusive o filme de animação Ratatouille, lançado em 2007 – existe, pendurada numa das paredes do local, uma ilustração do pequeno rato, assinada pelo realizador Brad Bird – tem, de acordo com os proprietários, centenas de milhares de vinhos, alguns com uma história de cerca de 440 anos. A BBC noticia que foi apresentada uma queixa às autoridades francesas, que não encontraram, porém, qualquer indício de crime.
Ao jornal francês Le Parisien, um sommelier do local referiu que este desaparecimento foi descoberto durante a realização de um inventário de rotina às 300 mil garrafas dessa garrafeira. Entre as 83 desaparecidas – este número surge de acordo com o último grande inventário efetuado, em 2020 – está uma de Romanée-Conti, que é um vinho francês e também um dos mais caros do mundo.
Por exemplo, uma garrafa de Romanée-Conti de 1945 foi vendida por mais de 480 mil euros em 2018, tornando-se a garrafa mais cara do mundo, nessa altura.
O vinho pode estar desaparecido do restaurante desde janeiro de 2020, não se sabe ao certo desde que momento, mas seria difícil para um ladrão vender as garrafas de forma discreta, já que elas são numeradas, de acordo com o mesmo sommelier.
Este restaurante, conhecido como o mais antigo de Paris – existe, alegadamente, desde 1582, apesar de vários historiadores duvidarem – e que ganhou fama no século XIX, com o seu prato de assinatura com pato, o canard au sang, já recebeu celebridades como Isabel II, em 1948, mas também Charlie Chaplin, Theodore e Franklin Roosevelt, Salvador Dalí e o ex-casal de Hollywood Angelina Jolie e Brad Pitt.
Em 2022, o Tour d’Argent sofreu uma grande renovação, tendo reaberto em agosto do ano passado.