Conhecidos como os “Óscares do turismo”, os prémios foram entregues na gala World Travel Awards realizada na noite de quarta-feira em Berlim, na Alemanha, durante a ITB, uma das maiores feiras internacionais de turismo.
Os Passadiços do Mondego estavam ainda nomeados nas categorias Principal Atração Turística de Aventura e Nova Atração Turística.
Para o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, este reconhecimento internacional destaca o compromisso excecional do município com a excelência no setor do turismo.
“Este prémio é a prova do empenho em oferecer uma experiência única e inesquecível aos visitantes dos Passadiços e de toda a região da Guarda, destacando-se como um destino turístico de classe mundial”, destacou.
“Nesta corrida ao reconhecimento no WTA ficamos gratos por ver o nosso trabalho reconhecido e felizes por dar a conhecer esta atração turística, situada no distrito da Guarda, a toda a comunidade internacional”, salientou Sérgio Costa.
Na opinião do autarca, este prémio “é também o compromisso renovado de continuar a proteger e promover o património natural e cultural, garantindo que as gerações futuras também possam vir a desfrutar dos Passadiços do Mondego”.
Os Passadiços do Mondego ligam a Barragem do Caldeirão à aldeia de Videmonte, no concelho da Guarda, num percurso de 12 quilómetros. Desde a sua abertura, em novembro de 2022, já registaram mais de 130 mil visitas.
Inserido no Parque Natural da Serra da Estrela e no Estrela Geopark Mundial da UNESCO, o percurso aproveita caminhos já existentes, tem passadiços de madeira e pontes suspensas.
No trajeto é possível observar cascatas, levadas e vestígios de património industrial de antigas fábricas de lanifícios ou de produção de eletricidade.
EDYG // SSS