A família do novo Model Y está quase completa – fica a faltar, apenas, a versão Performace. Isto porque a Tesla anunciou a chegada ao mercado das versões Tração traseira, com autonomia WLPT de 500 km, aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos; Long Range, tração traseira, com 622 km de autonomia e aceleração de 5,6 segundos; e Long range, tração integral, com 568 km de autonomia e 4,8 segundos de aceleração. Os preços anunciados são, respetivamente, de 44.990. 49,990 e 52.990 euros. Estas três novas versões já disponíveis para configuração e encomenda no site da Tesla.
Como é habitual na marca norte-americana, a lista de equipamento de série é enorme e há poucos opcionais disponíveis. Na verdade, do que diz respeito ao hardware, os clientes só precisam de escolher a cor, as jantes e podem adicionar o engate de reboque. Isto porque os restantes opcionais, os pacotes Autopilot, também podem ser adquiridos posteriormente.
Uma das novidades é o cinzento ser a cor base, ou seja, a cor que não exige um custo extra. Uma opção que parece ser mais adequada à realidade do mercado nacional.
O comunicado da Tesla especifica o equipamento de série: “Todos os novos veículos Model Y estão equipados com barras de luzes dianteira e traseira, vidro acústico, ecrã tátil traseiro de 8 polegadas, abertura mãos-livres do porta-bagagens, iluminação ambiente personalizável e câmara frontal adicional.” O mesmo comunicado indica que o novo Model Y traz “uma extensa reestruturação à maximização da eficiência, passando pelo conforto, a conetividade e a segurança”.