A Toyota revelou o Urban Cruiser, um SUV compacto 100% elétrico que marcará a sua entrada no competitivo segmento de utilitários elétricos na Europa. O Urban Cruiser apresenta um design que a Toyota descreve como “impactante”, com linhas inspiradas no conceito Urban Tech. A frente do veículo é marcada pela nova linguagem de design da marca, apelidada de “tubarão cabeça de martelo”, e os para-choques dianteiro e traseiro contribuem para um visual assertivo. A assinatura luminosa estende-se por toda a largura da porta da bagageira, realçando o design dos guarda-lamas.
Agilidade urbana
Com dimensões compactas – 4,285 metros de comprimento, 1,8 metros de largura e 1,64 metros de altura – e um raio de viragem de apenas 5,2 metros, o Urban Cruiser foi pensado para enfrentar os desafios das cidades europeias. Apesar disso, promete um interior surpreendentemente espaçoso, graças à distância entre eixos de 2,7 metros, superior à do Yaris Cross. Uma consequência de este SUV estar assente numa plataforma criada de raiz para carros 100% elétricos.
O espaço interno foi desenhado para maximizar o conforto e a funcionalidade. Os bancos traseiros deslizantes permitem ajustar a configuração para dar prioridade ao espaço dos passageiros ou à capacidade da bagageira, enquanto os bancos rebatíveis em 40:20:40 oferecem flexibilidade extra. Além disso, o painel de instrumentos minimalista e horizontal melhora a visibilidade e cria uma sensação de amplitude.
Veja o novo Urban Cruiser elétrico da Toyota
Duas opções de bateria e tração integral disponível
O Urban Cruiser estará disponível com duas opções de bateria, 49 kWh e 61 kWh, e duas configurações de tração: dianteira ou integral. A versão com tração integral contará com um motor elétrico adicional no eixo traseiro, aumentando a estabilidade e segurança em pisos escorregadios. Ambas as baterias utilizam tecnologia de fosfato de ferro-lítio, as LFP, reconhecida pela sua durabilidade e segurança.
tração dianteira ou integral.* Ambos utilizam a tecnologia de fosfato de ferro-lítio, com a vantagem da durabilidade, segurança e custo reduzido. A aceleração é rápida e linear, tanto no arranque como em velocidades de ultrapassagem.
Relativamente à motorização, o Urban Cruiser com bateria de menor capacidade estará disponível exclusivamente na versão com tração dianteira (FWD), anunciado uma potência de 106 kW (144 cv). Na versão com bateria de maior capacidade e FWD, a potência sobre para 128 kW (174 cv). Em determinados mercados Europeus, o Urban Cruiser será também proposto com tração integral. Nesta versão, a potência subirá para 135 kW / 184 cv.
Todas as versões do Urban Cruiser estão equipadas com uma bomba de calor economizadora de energia para o sistema de ar condicionado e um pré-aquecimento manual da bateria para otimizar o desempenho em condições mais frias.
Tecnologia a bordo
O Urban Cruiser está equipado com as mais recentes tecnologias de segurança, incluindo sistema de pré-colisão, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de saída da faixa de rodagem e assistência à manutenção na faixa de rodagem. Um sistema de câmara de 360 graus facilita as manobras em espaços apertados. O painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e o ecrã multimédia de 10,1 polegadas estão integrados numa única unidade, oferecendo navegação por satélite com informação de tráfego em tempo real e integração com smartphones.
Toyota e os elétricos
A introdução do Urban Cruiser será importante para a eletrificação da gama da Toyota. A marca planeia ter 15 veículos com emissões zero na sua gama até 2026, embora só seis a bateria. Esta estratégia multi-tecnologia, que inclui híbridos, híbridos plug-in e veículos elétricos com pilha de combustível a hidrogénio, visa reduzir progressivamente as emissões de CO2 e contribuir para o objetivo de neutralidade carbónica da Toyota Motor Europe até 2040.
O Toyota Urban Cruiser será apresentado ao público no Salão Automóvel de Bruxelas de 2025. Os preços e as especificações finais para o mercado português serão anunciados numa fase posterior.