Depois da vitória no Eco Rally de Lisboa, Carlos Silva e Sancho Ramalho, ao volante de um BMW i3, partiram para a última prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO como fortes candidatos ao título de campeões nacionais. Mas, para isso, teriam de, na derradeira prova, ficar à frente da outra dupla com fortes possibilidades de vitória: Nuno Serrano e Alexandre Berardo, que lideravam, provisoriamente, a classificação geral do campeonato.
Com um desempenho notável desde a primeira especial de classificação, Carlos Silva e Sancho Ramalho cominaram por completo o E-Rally Alentejo Central. A dupla acabou a prova, após 163 controlos, com apenas 8 pontos, o que representa uma média de 0,0 segundos por controlo. Nestas provas de regularidade, os concorrentes são avaliados pela precisão com que seguem as médias e os tempos indicados pelo roadbook. Numa análise mais detalhada, percebe-se que a dupla vencedora conseguiu 155 ‘zeros’ (passagem no tempo ideal) e nunca passaram num controlo com um erro superior a 1 segundo.
Não menos impressionante é a análise da classificação geral. Os 20 primeiros ficaram com desvio médio para o tempo ideal até um segundo e os 10 primeiros apresentaram uma média de falha até 0,5 segundos. Resultados que demonstram o que é muito comentado entre as equipas participantes: o nível competitivo na edição de 2024 do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, que agora termina, é muitíssimo elevado.
Sempre a subir
Em declarações à Exame Informática, Sancho Ramalho sublinhou que título resultou “de uma grande evolução ao longo da época”, adicionando “A comunicação dentro do carro foi melhorando. Conseguimos um pódio nos Açores, vencemos em Gaia, um pódio na Madeira e voltámos a ganhar em Lisboa. E correu tudo muito bem nesta última prova”. O navegador destaca ainda a “grande evolução do Carlos (Silva) que, rapidamente, se adaptou à regularidade”. Carlos Silva, mais habituado a outro tipo de provas demonstrou “uma enorme felicidade” por conseguir o título num “campeonato extremamente disputado”. O piloto diz-se rendido a estas provas em carros 100% elétricos e demonstrou interesse em voltar a participar na próxima época: “vamos agora tentar reunir os apoios e condições para 2025”.
O pódio do E-Rally Alentejo Central ficou completo por Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo (segundo lugar) e por Filipe Maia e Tiago Caio (terceiro lugar). Na eficiência energética, a vitória foi para Emilien Le Borgne e Alexandre Stricher, em Dacia Spring, que também acabaram o campeonato na liderança do troféu eficiência energética.
Equipa Prio – Exame Informática – Peugeot no pódio do Campeonato
A prova do Alentejo não correu particularmente bem para a equipa da Exame Informática. Alguns pequenos erros foram suficientes para, numa prova de grande competitividade, atirarem Sérgio Magno e Ana Joaquim, em Peugeot e-3008, para o 11º lugar, logo seguidos por Ivo Miguel Tavares e João Paulo Martinho em Peugeot e-208.
Contas feitas, a equipa Prio – Exame Informática – Peugeot conseguiu alcançar o terceiro lugar no campeonato. Um bom resultado considerando que a equipa foi formada este ano.
A vitória em equipas foi, novamente, para a KIA – ACP Electic – BP, constituída pelas duplas Nuno Serrano e Alexandre Berardo e Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo.