O Robotaxi, apresentado por Elon Musk, CEO da empresa, destaca-se pela ausência de volante e pedais, pelo carregamento sem fios (por indução), e por recorrer à Inteligência Artificial para navegação.
Musk estima um preço inferior a 30.000 dólares para o Robotaxi, com produção prevista para ser iniciada “antes de 2027”, após aprovação das entidades reguladoras. O processo de implementação da condução autónoma começará no próximo ano no Texas e na Califórnia com os modelos Tesla Model 3 e Model Y, equipados com o sistema Full Self-Driving (FSD) mais evoluído.
Um shuttle autónomo
Além do Robotaxi, a Tesla apresentou o Robovan, um veículo autónomo de maiores dimensões, com capacidade para 20 pessoas e transporte de carga.
Embora o FSD já permita algumas funcionalidades autónomas, como mudanças de faixa e estacionamento, o Robotaxi e o Robovan representam um avanço significativo na ambição da Tesla de alcançar a condução totalmente autónoma.
No entanto, é importante relembrar promessa de autonomia total da Tesla já foi adiada anteriormente. Em 2019, Musk afirmava que teria um milhão de robotaxis em testes em 2020, e que previa atingir a autonomia em 2021.
Apesar do historial de previsões otimistas, Musk reiterou a sua confiança na segurança e potencial dos veículos autónomos, afirmando que estes serão “dez vezes mais seguros do que um humano”.
O evento “We, Robot” serviu também para apresentar os avanços no desenvolvimento do Tesla Bot, um robô humanoide com capacidade para realizar tarefas diversas. Musk estima um preço entre 20.000 e 30.000 dólares para o robô.
A Tesla junta-se assim a outras empresas, como a Waymo (Alphabet) e a Zoox (Amazon), na corrida para o desenvolvimento de veículos autónomos.