Os jornalistas nunca devem ser notícia. Mas as circunstâncias levam a que o autor deste texto, que tem feito a cobertura jornalística do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, tenha de desrespeitar esta regra. Isto porque Sérgio Magno e Ana Joaquim venceram o Eco Rally Madeira ao volante de um Peugeot e-3008.
Recorde-se que a participação da Exame Informática no Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO tem por objetivos principais acompanhar esta prova ‘por dentro’, aproveitar as condições especiais da competição para testar carros elétricos em condições particularmente exigentes e ajudar na divulgação da mobilidade elétrica. Mas desta vez, tudo correu extremamente bem, também na componente desportiva, e a dupla acabou mesmo por ganhar a quinta prova deste campeonato de ralis de regularidade exclusivo para viaturas 100% elétricas.
O bom desempenho da outra dupla da PRIO – Exame Informática – Peugeot, Ivo Miguel Tavares e João Paulo Martinho, a volante de um Peugeot e-208, permitiu, ainda, a vitória em equipas.
A vertente da competição de Eficiência Energética do Eco Rally da Madeira foi ganha por Emilien Le Borgne e Alexandre Stricher, em Dacia Spring, que também ganhou a taça da Power Stage do Eco Rally da Madeira, disputada no Machico. O prémio para a melhor equipa feminina foi atribuído à dupla Ana Faria / Rita Nepomuceno, em Opel Corsa-e. A Dupla Duarte Júnio Gonçalves / Vítor Rodrigues, em Smart #3 Bravus, foi a melhor equipa madeirense em prova.
Organizado pelo New Wave Atlantic Automobile Association, associação sedeada no Funchal, o Eco Rally da Madeira contou com a participação de 33 carros 100% elétricos, tendo sido disputado ao lombo de 206 Km, em quatro secções, com 14 setores de regularidade.
Sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), e tendo como promotor a MyTime, o Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO levará a sexta prova deste campeonato às ruas de Lisboa onde, nos dias 1 e 2 de novembro, se realizará o Eco Rally Lisboa.