Já se sabia que a Tesla estava a preparar uma versão de alto desempenho da geração atual do Model 3, o substituto natural do Model 3 Performance da geração anterior. Ao contrário de alguns rumores, que indicavam que esta nova versão seria denominada de Plaid, em linha com o que acontece com os Model S e X, o Model 3 mais poderoso de sempre continuará a ser denominado Performance.
De acordo com o comunicado da Tesla, o novo Model 3 Performance “permite mais de 460 cavalos de potência, passando de 0 a 100 km/h em apenas 3,1 segundos e com uma velocidade máxima de 262 km/h”. Valores conseguidos graças a dois motores, que também garantem tração integral.
As diferenças entre o novo Model 3 Performance e as restantes versões parecem ser maiores que acontecia anteriormente. Por exemplo, o novo Model 3 Performance tem bancos desportivos com maior apoio lombar e suspensão adaptativa controlada por software. Sobre esta última característica, a Tesla garante que “este sistema de nova geração permite o máximo desempenho de manobrabilidade sem abdicar da facilidade de utilização”.
O comunicado refere, ainda, que foram implementadas “atualizações importantes no hardware do chassis para corresponder ao desempenho melhorado dos sistemas de condução e suspensão” e “o aumento da rigidez estrutural, as molas, as barras estabilizadoras e os casquilhos atualizados proporcionam um chassis com maior capacidade de desempenho e uma elevada capacidade de resposta às intervenções do condutor”.
O sistema de infoentretenimento do Model 3 Performance inclui o Modo de Pista V3, que permite ao condutor personalizar “o equilíbrio da manobrabilidade, os controlos de estabilidade e a travagem regenerativa”.
No exterior são visíveis algumas diferenças, como os difusor e spoiler traseiro em fibra de carbono, a frente mais agressiva e as novas jantes de 20 polegadas em alumínio forjado.