O Solar Airship One é um dirigível que mede 151 metros de ponta a ponta e terá um total de 4800 metros quadrados de área cobertos por película fotovoltaica, capaz de converter a luz solar em energia elétrica. Esta aeronave vai ser criada para provar que é possível realizar viagens de grandes distâncias sem emitir gases poluentes e vai ser usada para atravessar os céus à volta do nosso planeta em apenas 20 dias.
A aeronave vai usar a película solar para alimentar os sistemas de propulsão elétrica durante o dia e para gerar energia que será depois usada num processo de eletrolise da água para a produção de hidrogénio. Este hidrogénio, de noite, alimentará uma célula de combustível de forma a que se mantenha o voo.
Aos comandos desta empreitada vão estar o ex-astronauta francês Michel Tognini, a sobrevivente paraplégica de uma queda de um avião Dorine Bourneton e o aventureiro Betrand Piccard, que terminou a primeira circum-navegação em balão de ar quente em 1999 e ficou também conhecido pelo projeto Solar Impulse 2, noticia o NewAtlas.
A energia usada pela Solar Airship One é toda renovável, mas um componente fundamental não é: a rígida estrutura tem 15 contentores separados com um total de 50 mil metros cúbicos de hélio.
Esta aeronave vai percorrer o seu trajeto a uma velocidade média de 83 km/h a uma altitude de seis mil metros e sempre próxima da linha do Equador. A partida deve acontecer em 2026.