Numa prova muito competitiva, com poucos segundos a separar os primeiros, Eduardo Carpinteiro Albino acabou por ganhar pela terceira vez consecutiva o EcoRally Proença-a-Nova, desta vez com a navegação de José Carlos Figueiredo. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por João Paulo Martinho e Tiago Caio, a outra dupla da equipa Kia, e por equipa Hugo Batista/Ivo Tavares, num Tesla Model X, pertencentes à equipa UVE Eco Rally Team Verde.
Na disputa pela Taça de Eficiência Energética, que premeia as equipas que melhor utilizam a energia disponível nas viaturas, os vencedores foram Pedro Morais e Sílvia Coutinho, em Hyundai Ioniq 5.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/07/230730_Podio-1440x1080.jpg)
Numa prova disputada em mais de 200 km, distribuídos por 15 setores de regularidade que perfazem 130 Km controlados, e que contou com a participação de 22 equipas, realce para a competitividade.
Eduardo Carpinteiro Albino salientou que “foi uma prova muito disputada, onde se nota uma evolução muito grande de todos os concorrentes, o que obriga a um esforço acrescido para ultrapassar as dificuldades do rally”. José Carlos Figueiredo, navegador da equipa vencedora, e estreante nesta prova, sublinhou “para mim, a experiência do Eduardo Capinteiro Albino resultante da participação em edições anteriores foi um dos fatores relevantes para a vitória e um desafio acrescido de querer estar ao mesmo nível do piloto que, recordo, já tinha vencido as duas edições anteriores do Eco Rally Proença-a-Nova”.
Depois de Proença-a-Nova, o “Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio”, que é o único campeonato em que participam apenas veículos elétricos, homologados para utilização quotidiana, ruma à Madeira, onde se realiza, a 16 e 17 de setembro, a quarta etapa da competição.