O Azores E-Rallye, a segunda prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias Prio, dedicado a carros 100% elétricos, surpreendeu as equipas devido ao ritmo elevado e às dificuldades das Provas Especiais de Classificação. A Exame Informática, que participou no rali açoriano pela primeira vez, atesta a opinião de vários pilotos e navegadores, que ouvimos quando chegámos ao final da prova, na magnífica Lagoa das Sete Cidades. O ritmo imposto pelo roadbook foi elevado e a dificuldade de muitos traçados, afetados pelas tempestades recentes que afetaram a ilha de São Miguel, vieram ‘apimentar’ a prova.
“Nem parecia um rali de regularidade, mas sim um rali de velocidade”, foi uma frase que ouvimos de vários concorrentes. Uma opinião perfilhada pelos vencedores: “Esta foi uma prova muito disputada e de uma exigência, tanto em termos de condução como de navegação, muito elevada e até superior ao habitual fruto das condições em que foi disputada”, referiu Eduardo Carpinteiro Albino, que destacou a prestação do seu navegador, José Carlos Figueiredo, “que, numa interligação quase perfeita, lhes permitiu, ao longo dos dois dias, superar as adversidades com que se depararam e conseguir a primeira vitória no Campeonato de Portugal de Novas Energias, para a equipa Kia”.
Até houve alguns pequenos despistes, o que não é habitual neste tipo de provas – a Exame Informática tem participado em vários ralis do Campeonato de Portugal de Nova Energias ao volante dos Peugeot e-208 e e-2008.
Após 21 Provas Especiais de Classificação, a outra dupla da equipa oficial Kia, Nuno Serrano e Alexandre Berardo, perdeu o segundo lugar numa das últimas classificativas para a dupla Hugo Batista e Ivo Tavares, em Ford Mustang Mach-E, integrados na equipa UVE.
Uma vez mais, a competitividade esteve em alta, com sucessivas mudanças de posição no topo da classificação. A prova, organizada pelo GDC Grupo Desportivo Comercial, contou com a participação de 20 equipas e pretende internacionalizar-se, uma vez que é candidata à Bridgestone FIA ecoRally Cup 2024, o campeonato organizado pela FIA.
Os mais eficientes
Além do Campeonato de Portugal, esta prova era ainda pontuável para a Taça de Eficiência Energética, que premeia a melhor utilização da energia disponível nas viaturas. O troféu foi para João Gonçalves e Pedro Condessa, em Hyundai Ioniq 5, seguidos por António Menezes e João Âmbar, em Volvo XC40, e Nuno Serrano e Alexandre Berardo com um Kia Niro EV.
Também houve tempo para uma demonstração da capacidade dinâmica dos carros elétricos na “Lagoa Street Stage”, o único setor disputado em circuito fechado. Vitória para a dupla Rodolfo Serrano e Andreia Serrano, em Nissan Leaf.
“Atropelados” por vacas
A equipa Exame Informática Powered by Peugeot terminou em sexto lugar e até conseguiu vencer algumas classificativas. Um dos momentos ‘especiais’, mas que nos fez perder mais de 60 segundos, decorreu na PEC 7, durante a tarde de sábado: um grupo de vacas invadiu, em segundos, a estrada, numa zona agrícola. Tivemos de parar e, mesmo assim, várias vacas acabaram por empurrar o carro, danificando a frente esquerda do Peugeot e-2008 gentilmente cedido pela Turn Eletric. Uma situação insólita que provou, literalmente, ‘a força da natureza’ açoriana.
Agradecimento à Turn Eletric
A participação da Exame Informática no rali açoriano só foi possível graças à Turn Eletric, a empresa que nos cedeu o Peugeot e-2008. A Turn Electric é uma empresa dedicada à transição energética na área da mobilidade. Além da comercialização de veículos elétricos e de soluções de carregamento, a Turn Electric tem sido muito ativa na divulgação da mobilidade elétrica em São Miguel.