Regresso de um festival necessário com um tema carregado de simbolismos – Génesis – que a investigadora Maria do Carmo Serén traduz assim: “Consciente ou inconscientemente, em grande parte do mundo, esta herança literária continua a ser evocada e atualizada em relação a novos problemas de fim e renascimento.” Essa genealogia milenar reinventa-se, aqui, em 43 exposições, assombradas pelos temas prementes dos nossos dias, amplificados pela pandemia.
É assim que observamos, por exemplo, as paisagens alteradas pelas barragens hidroelétricas (Where the River Runs Through, do fotógrafo Aaron Vincent Elkaim), ou as ameaças dos glaciares derretidos (em trabalhos de Kata Geibl em There is Nothing New Under the Sun e de Rosa Rodríguez em The White Live, que documenta o recuo das povoações de caçadores árticos), ou ainda os efeitos do crescimento económico descontrolado e (do fim?) dos combustíveis fósseis (Wahala, por Robin Hinsch). Alinhadíssimo com os ecos atuais, Redución, trabalho premiado de Felipe Romero Beltran que escrutina a violência policial espanhola sobre os chamados “sem-documentos”.
Medos e ativismos contemporâneos destilam nas fotografias de Annamaria Belloni, que denuncia a relação predadora do homem com a Natureza em Supernatura; da brasileira Nina Franco, que aborda o femicídio em Sobre(viver); do português Hugo Delgado, que disseca o refúgio na fé em Descontinuidade; de Omar Imam, que assina Live, Love, Refugee, testemunho sobre os refugiados sírios num campo libanês a quem ele pediu para recriarem sonhos. Mas nestes Encontros da Imagem há também esperança, novas ideologias e propostas para resistir ao caos contemporâneo: contemplem-se as imagens de Forest Family, do finlandês Touko Hujanen, que retratou o ideal existencial de um casal empenhado no movimento pós-fóssil e numa escola autossuficiente.
A programação dos Encontros da Imagem inclui imagem em movimento: no Theatro Circo (às segundas-feiras), haverá Fellini, Ozon, Jeanne Balibar e, na Casa dos Crivos (às quintas), passarão clássicos de Vertov e Buñuel.
Encontros da Imagem > Vários locais em Braga, Barcelos, Guimarães, Porto e Avintes > T. 253 252 121 > 11 set-31 out > grátis > https://encontrosdaimagem.com