Os reis chegam um pouco mais tarde a Marvila, mas a festa vai ser de arromba, com mais uma edição de Ouro, Incenso e Birra, um festival que junta “música, gastronomia e cerveja” em diversos espaços do chamado Lisbon Beer Department, triângulo onde se concentram algumas das mais conhecidas cervejeiras artesanais da capital: Musa, Dois Corvos e Fermentage.
A animação começa às 13h deste sábado, 11, e prolonga-se pelo dia e pela noite fora, com diversos concertos e atuações de DJ ao longo de mais de dez horas consecutivas. Segundo a organização, “o alinhamento tenta equilibrar propostas musicais para todos os tipos de ouvido” e terá como cabeças de cartaz, chamemos-lhe assim, a pop dos Glockenwise e as paisagens sonoras mais exploratórias de Surma, a quem se acrescentam ainda nomes como Bad Tomato, Sunflowers, Ola Haas, Chat GRP, Os Overdoses, Dead Club, Speech Bubbles, Yakuza, Veenho e Al-Qasar, estes últimos apresentados como “uma das mais empolgantes bandas de casamentos”, entre grooves árabes e rock psicadélico.

Antes e depois dos concertos, para animar a pista de dança, haverá uma escolha musical a cargo de gente como Benjamim, Maria Reis, O Baile Todo, Hermanas Sisters e VLOIID with Tap Tempo. De referir que o festival é de acesso livre e a verba arrecadada com a venda de copos irá reverter para a Porta Amiga de Chelas, uma associação ligada à AMI e que tem como principal objetivo dar resposta às necessidades de pessoas em situação de dificuldade, isolamento ou exclusão social na zona oriental de Lisboa.
Haverá ainda diversas propostas gastronómicas em modo pop-up, a cargo da Kau Barbecue e dos Raiders. E, como seria de esperar, não faltará também uma novidade a jorrar das bicas de cerveja, neste caso “uma Winter Ale colaborativa, com notas de frutos secos, açúcar queimado, casca de laranja, cacau e avelãs”. — Miguel Judas
Ouro, Incenso e Birra > Musa de Marvila (R. do Vale Formoso, 9), Dois Corvos (R. Capitão Leitão, 94) e Fermentage (R. Capitão Leitão, 1B), Lisboa > 11 jan, sáb 13h > grátis