É natural que o nome lhe soe familiar…
A Mundano não nasceu ontem, já está em idade escolar. Aos seis anos, decidiu trocar de morada e instalar-se na Rua Santos Pousada, deixando para trás a centralidade da Miguel Bombarda. “Estivemos lá quando nada havia, mas a loja era pequena para nós”, recorda Luís Pedro, arquiteto, um dos quatro sócios.
Nas antigas instalações
, “não cabia o mobiliário e a iluminação”. Agora, o teto está preenchido com uma diversidade de candeeiros (qual o mais original?): as lâmpadas de silicone da Established & Sons, o candeeiro-almofada da artista plástica norueguesa Birgit Ostergaard, as formas inesperadas da americana Artecnica. Do teto, também, pendem vasos invertidos com plantas que crescem ao contrário, da nova zelandesa Boskke. O passaporte dos objetos para terem lugar a figurar na loja passa seguramente por serem peças de design, capazes de surpreender. E isso vê-se logo na montra, agora ocupada com um sofá e uma mesa da Vandoma (marca portuense), pintados a graffiti. Todos os sofás são únicos e têm um tema. O deste é justamente o que se faz num sofá. Depois, há livros sobre design e arquitetura, perfumes que contam histórias em embalagens que chegam a trazer livro e cd, talheres em madeira da marca D’Arga que parecem pequenas esculturas mas se devem usar, vinhos com imagem desenhada por ilustradores, objetos vários…Descendo as escadas para a cave encontra-se a galeria, onde não cabem exposições convencionais.
Convida-se os artistas a fazerem trabalhos específicos e a intervirem no espaço, de pé direito alto. A última foi de Júlio Dolberth, a próxima deverá ser do fotógrafo José Júpiter.
MUNDANO
R. Santos Pousada, 668, Porto
T. 22 510 7447
Seg-Sex 10h-13h, 14h-19h