A noção da importância da dimensão psicológica no treino de alto rendimento é cada vez maior, quer este seja desportivo ou artístico, relacionado com o mundo empresarial ou ainda com o desenvolvimento pessoal.
Não tendo uma formação académica especializada nesta área, optei por referir-me ao treino destas competências psicológicas, emocionais e comportamentais, como a Energia Espiritual. Verifica-se na atualidade um aumento da frequência do uso destas práticas de treino, que, deixam de ser um tabu misterioso e esotérico para passar a ser fruto de análise mais metódica e científica.
Tentando ser fiel ao princípio “Lead the way by being the way” eu tenho vindo a procurar experiências pessoais no domínio da minha Energia Espiritual, para a performance pessoal e profissional.
Tanto no meu envolvimento na preparação olímpica da missão de Londres 2012, como mais recentemente na coordenação de uma das melhores equipas de Portugal na atualidade, a equipa olímpica de judo, constatei, a importância do treino da Energia Espiritual dos atletas e das pessoas, para o desempenho de sucesso na vida!
Em Portugal, em relação ao treino, tudo começa na Faculdade de Motricidade Humana e com o Professor Manuel Sérgio, guru de José Mourinho e de muitos de nós que lá estudamos. O Professor apresenta o corte epistemológico que traz ao treino uma nova dimensão, a complexidade. Dimensão esta que permite deixar de analisar a performance desportiva como um fenómeno puramente fisiológico de procura de picos energéticos, mecanicista e casuísticos, para uma nova realidade que procura integrar a complexidade de todas as capacidades humanas no contributo para performance. Este novo pensamento permitiu-nos entender um pouco melhor a performance como um fenómeno de fluidez entre várias energias que nos compõem como indivíduos plenos.
Desde do tempo de Max Planck, prémio Nobel da física, que cada vez mais surgem estudos no domínio da física, na área quântica, que nos demonstram o impacto essencial que a nossa vontadeintenção tem sobre a realidade que ajudamos a construir, destronando assim a visão cartesiana da causa efeito, ficando cada vez mais claro para os cientistas que nós, como observadores, somos causadores dos efeitos que nos rodeiam.
Recentemente estive no Japão, de visita ao local originário do judo, o Instituto Kodokan, onde tive oportunidade de reviver as tradições samurais que, curiosamente, já tinham na sua doutrina ancestral esta perspetiva complexa de análise da performance humana.
De uma forma mais prática aproveito para partilhar um dos principais pilares do treino do Judo e dos Samurais que podem ser uma importante ajuda para aqueles que procuram o treino da sua Energia Espiritual na vida.
Jiko No Kaisen, significa que o samurai está em permanente aperfeiçoamento, em superação diária, tal como numa empresa um produto esta em permanente melhoramento. Segundo Peter Druker, pai da gestão moderna, esta forma de estaratuar foi determinante na ascensão económica das empresas japonesas, no período pós segunda guerra mundial.
Se este princípio levou o Japão de uma grave recessão ao topo da economia mundial, imagine o que pode fazer por si. Na prática comece com simples exercícios de meditação matinal para focar-se nas prioridades do dia.
Ao longo do dia regule todas as suas ações em função dessas prioridades, fazendo pequenas pausas introspetivas, basta para isso parar interiormente por alguns segundos, sugiro uma respiração profunda ou tão simplesmente um golo de água. No final do dia permita-se fazer um balanço do planeado e do concretizado, focando-se sempre numa análise positiva das suas ações.
Resta-me desejar bons treinos e lembre-se, treine a sua Energia Espiritual, transforme a sua realidade.