Olhe para a imagem deste portátil. Vamos dar uma pista. É um ThinkPad. Consegue descobrir o elemento que está em falta? Damos uma ajuda – ficava no centro do teclado. Ainda não? Não tem trackpoint – este é o primeiro Thinkpad sem trackpoint! Um sinal claro de que a Lenovo está apostada em renovar esta icónica linha de portáteis. O Thinkpad X9 é o primeiro espécime de uma linha ThinkPad mais jovem, refinada, mas que não abre mão das outras características que definem esta marca.
Em termos de design, este X9 está agora muito mais próximo daquilo que encontrámos, por exemplo, no Yoga Pro 9i: temos um chassis feito em alumínio, de toque suave, mas que mantém a mesma durabilidade dos modelos de fibra de carbono (tendo inclusive a certificação MIL-STD-810H, o que significa que passou por testes de choque, vibração e temperatura). Os materiais, aliados a um design minimalista, a uma espessura reduzida e a um peso também amigável, fazem deste ThinkPad um portátil vistoso e com boa portabilidade. Ainda a nível de aspeto, de referir que as insígnias ThinkPad, tanto na tampa (com direito a um LED vermelho, que dá um toque supimpa ao dispositivo), como na base do portátil, mantêm o respeito pela tradição.
ThinkPad à antiga
Para aqueles que procuram um Thinkpad ‘clássico’, com trackpoint e tudo, mas com componentes modernos, a marca lançou recentemente o ThinkPad T14s. Testámo-lo há semanas e destacou-se pelo equilíbrio entre elegância, desempenho para tarefas de produtividade e uma autonomia acima das 22 horas.
