Quando foi lançado, o Skoda Enyaq conquistou-nos por oferecer um pacote muito equilibrado e com sentido prático. Muito espaço a bordo, desempenho satisfatório e elevada funcionalidade a um preço de entrada que chegou a estar abaixo dos 40 mil euros. Mas a inflação foi forte lá para os lados da marca checa do grupo VW e o preço base do Enyaq está acima dos 55 mil euros. Um ‘puxar’ para cima, agora reforçado pela versão mais poderosa do Enyaq, que até teve direito a receber o ‘badge’ vRS. No Enyaq Coupé vRS há dois motores (tração integral), um perfil bem mais desportivo e vistoso que o Enyaq original – até a grelha frontal é iluminada – e um preço base acima dos 72 mil euros!
Naturalmente, os dois motores resultam numa forte capacidade de aceleração. E, felizmente, as funcionalidades práticas, que tanto nos agradaram no primeiro Enyaq (não coupé), mantêm-se em larga medida. Por exemplo, apesar do perfil de coupé, a mala continua a ser muito generosa, há muitas zonas de arrumação e espaço para transportar cinco adultos confortavelmente. Aliás, excetuando a aceleração, este Enyaq não nos pareceu muito diferente dos anteriores. Incluindo na dinâmica em curva. Apesar das mexidas na suspensão, este carro não é tão ‘agarrado’ em curva quanto os concorrentes Jaguar i-Pace, Ford Mustang Mach-E ou o Tesla Model Y. Por outro lado, o Enyaq ganha a estes concorrentes em conforto. Ora, considerando o estilo de SUV familiar, mesmo que em formato coupé, parece-nos que, em 99% das vezes, o conforto extra será uma vantagem superior à capacidade de andar a ‘fazer ralis’.