A OpenAI estará a trabalhar num ‘protótipo interno’ de uma rede social que envolve um feed de conteúdos e que deve assentar em torno das capacidades de geração de imagens do ChatGPT. O The Verge noticia a existência deste projeto, mas a OpenAI não confirmou oficialmente a intenção. Não é claro para já se esta rede social vai ser um produto separado do ChatGPT ou se surgirá integrado em serviços de automação da OpenAI.
Algumas fontes próximas confirmam que Sam Altman, o diretor executivo da OpenAI, está a convidar discretamente várias pessoas para dar feedback sobre o projeto. A iniciativa pode constituir uma forma para a OpenAI se manter competitiva com a Meta e a xAI (ambas empresas donas de redes sociais que têm um grande manancial de dados de utilizadores para treinar sistemas de IA). Recorde-se que Musk e Altman já chegaram a ser parceiros de negócios, mas a separação não foi amigável e, desde então, passaram a ser rivais.
A OpenAI defende, segundo o The Verge, que o objetivo desta rede é ter a Inteligência Artificial a ajudar as pessoas a partilhar melhores conteúdos: “A integração do Grok com o X tornou todos invejosos. Especialmente pela forma como as pessoas criam publicações virais ao fazê-lo dizer algo estúpido”, conta uma fonte de um laboratório de Inteligência Artificial.
Como referido, ainda não se sabe se e quando este projeto da OpenAI vai chegar ao público, nem sequer o seu nome.