A Sirius Aviation juntou-se à BMW Designworks para o projeto do CEO Jet, um eVTOL com 28 ventoinhas alimentadas a células de combustível de hidrogénio líquido, numa estreia mundial. Esta aeronave vai ser capaz de voar durante 1850 quilómetros e é a primeiro de dois veículos VTOL (descolagem e aterragem vertical) que a empresa suíça se comprometeu a desenvolver.
Foi na MOVE Expo, em Londres, que a Sirius mostrou o exterior e o interior do CEO Jet, apresentado pelo próprio diretor executivo da empresa, Alexey Popov. Segundo o New Atlas, o CEO Jet vai ser movimentado a 28 ventoinhas, que podem ser orientadas na vertical ou na horizontal, cada uma com o seu próprio motor. A aeronave vai poder atingir os 515 km/h em velocidade cruzeiro e será ‘silenciosa’, com a empresa a dizer que produz o mesmo nível de ruído de uma máquina de lavar loiça.
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O sistema de propulsão movido a hidrogénio está testado a 70%, com o CEO a confirmar que está no nível 7 de prontidão tecnológica (ou Technology Readiness, em inglês). O depósito de combustível fica na traseira, carregando a partir daí as baterias principais que alimentam as ventoinhas de 300 mm e um pacote de baterias de propulsão que “funciona apenas durante 90 segundos por ciclo de voo” e que se recarrega durante o voo.
Por dentro, os acabamentos são luxuosos, há lugar para três passageiros viajarem com toda a comodidade. Um ecrã mostra o horizonte artificial, o tempo de voo e informações sobre a pegada de carbono.
Além dos desafios regulatórios para meter o CEO Jet no ar, a Sirius precisará de um significativo investimento financeiro para acabar o projeto. Ainda assim, a empresa prevê começar a produção em série já em 2028.