A Loop Energy fez as contas e revela que, ao preço atual, a sua solução permite que os veículos percorram distâncias maiores com o mesmo custo em combustível. A empresa de Burnaby, Columbia Britânica, explica que a 1,91 dólares o litro do gasóleo e 10 dólares o quilo do hidrogénio, um camião consegue viajar 179 quilómetros com 100 dólares no sistema S1200 de célula de hidrogénio contra os 173 quilómetros conseguidos com um motor a diesel.
Os motores com célula de combustível de hidrogénio funcionam com um catalisador que produz energia e calor para alimentar uma pequena bateria que movimenta o veículo e produz apenas emissões de água. Os desafios para este tipo de mobilidade mais limpa têm sido o facto de poder ser menos eficiente que os equivalentes a gasóleo e a reduzida infraestrutura existente na Europa para suportar estas deslocações. O CEO da Loop Energy, Bem Nyland, considera que “isto traz-nos para o futuro. Este produto consegue garantir o aspeto económico de que necessitamos para a adoção já hoje”, cita a Reuters.
A estratégia da empresa passa por disponibilizar os sistemas de célula de combustível S1200 a startups dedicadas ao fabrico de camiões e integrá-los também em soluções mais completas a hidrogénio dedicadas aos grandes fabricantes.