É imediatamente percetível à medida que vamos percorrendo os corredores da Sapphire, a conferência da SAP que está a decorrer em Orlando: a multinacional alemã tem um forte ecossistema de parceiros. Há apresentações com convidados da AMD, há keynotes de responsáveis da Mercedes-EQ Formula E Team, há painéis com o CTO da Lenovo… E há novidades sobre outras gigantes tecnológicas.
Uma delas prende-se com a Apple. A parceria entre a companhia de Cupertino e a SAP repercute-se agora em duas novas aplicações para iOS – SAP Warehouse Operator e SAP Direct Distribution – que já estão disponíveis na App Store. Estas apps pretendem simplificar a cadeia de abastecimento digital ao permitir que os utilizadores desenvolvam a sua atividade profissional num iPhone ou iPad.
A Microsoft, por sua vez, adotou a solução RISE with SAP com o intuito de facilitar a transição dos clientes para a nuvem através da adoção da SAP S/4HANA Cloud (plataforma ERP para grandes empresas) em Microsoft Azure. As duas empresas juntaram-se ainda à Ernst & Young para fazer com que o setor bancário, dos seguros e do mercado de capitais adote mais soluções cloud. A ideia é conciliar a infraestrutura da Microsoft com as soluções SAP e os serviços da Ernst & Young para oferecer valor acrescentado.
Ainda no setor financeiro, a SAP mantém outra parceria com mais uma tecnológica de peso: a IBM. Assim, a plataforma Cloud for Financial Services da IBM é agora capaz de oferecer as soluções SAP S/4HANA e SAP Adaptive Server Enterprise (uma base de dados relacional concebida para ser resiliente e eficiente numa indústria de transações intensivas).
Por fim, outra gigante, mas esta da área da indústria: a Siemens. As duas entidades alemães revelaram que, no terceiro trimestre deste ano, vão lançar a solução SAP Teamcenter by Siemens, que pretende ser uma solução integrada numa cloud privada com SAP S/4HANA. A ideia é juntar as capacidades da SAP PLM (Product Lifecycle Management) e da SAP ERP para proporcionar às organizações os benefícios de acesso a dados de clientes em todo o processo de desenvolvimento de produto, desde o design ao serviço, disponibilizando modelos virtuais e simulações de um produto ou bem com informação em tempo-real e referente a todo o seu ciclo de vida.