Quando foi criada há nove anos, em 2012, esta misteriosa carteira de Bitcoin continha 616 ‘moedas’, avaliadas em 13 dólares cada, num total de cerca de oito mil dólares. Com a transação agora feita e com a valorização para 47.800 dólares por cada Bitcoin (valor unitário correspondente ao momento da transação), a carteira vale atualmente perto de 30 milhões de dólares, cerca de 25 milhões de euros ao câmbio atual. Segundo a publicação Decrypt, a carteira esteve praticamente adormecida durante nove anos e o ‘acervo’ foi agora transferido para outra carteira.
Em dezembro de 2012, o utilizador dono da carteira – e cuja entidade não é conhecida – recheou-a com 616.2004 Bitcoin, com um custo de 13,3 dólares cada uma. O portal Blockchain.com mostra que antes de o espólio de moeda virtual ter mudado para outra carteira, houve aumentos marginais de 0,00001 Bitcoin através de 21 transações intermitentes que foram realizadas ao longo dos anos.
Não é caso inédito, com uma outra carteira com cinco milhões de dólares em Bitcoin a ter surgido novamente online depois de dez anos de adormecimento. No ano passado, uma carteira criada em fevereiro de 2009, um mês depois de terem surgido as Bitcoin, foi também trocada por 500 mil dólares.
Este é mais um caso insólito entre outros que envolvem carteiras de Bitcoin e grandes valores monetários – casos do alemão que tinha 200 milhões de euros em Bitcoin, mas não sabe a password (restam-lhe duas tentativas); ou a descoberta do dono da icónica carteira que tinha 905 milhões de euros em Bitcoin.