O programa virtual do StartUp School, programa que a Google traz agora para Portugal, inclui formações online gratuitas e decorre ao longo de cinco semanas, de 8 de abril a 4 de maio. O objetivo é dotar os fundadores e equipas de startups com ferramentas, produtos e competências necessárias para responder melhor aos desafios que vão enfrentar.
A Google prevê a realização de dez sessões que incluem formação sobre os sues produtos e que são relevantes para este tipo de empresas, como Analytics, Ads, YouTube, Cloud e outros, além de incidir também sobre temas relevantes localmente como o trabalho remoto, obtenção de financiamento e como ter foco internacional logo desde o início. O comunicado de imprensa explica o programa vai incluir também sessões de formação sobre marketing digital e estratégias de negócio lideradas por Googlers, empreendedores e líderes de indústria de todo o mundo. O currículo foi adaptado à realidade nacional, embora incida também sobre temas globais.
“Estamos muito entusiasmados com o lançamento do programa StartUp School em Portugal. (…) Com esta iniciativa dirigimos o foco também para as startups em fases iniciais de desenvolvimento proporcionando-lhes acesso a produtos Google, a conhecimento e contactos que os irão ajudar a fazer crescer os seus negócios” explica Sofia Benjumea, head do Google for StartUps EMEA.
Por sua vez, André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital, destaca que “é cada vez mais evidente a importância do empreendedorismo enquanto acelerador da transição digital e fonte de inovação e competitividade. Portugal está ciente da importância deste setor como viveiro de novas empresas, mais competitivas e nativas digitais. A aposta nesta área é essencial para a nossa recuperação económica e o lançamento em Portugal do programa StartUpSchool, previsto no memorando de entendimento recentemente assinado entre as partes, vem ajudar a acelerar o nosso ecossistema de empreendedorismo”.
O programa está aberto a qualquer startup do ecossistema português e os interessados só têm de se registar no site StartUp School Portugal.