Um ciberataque de origem ainda desconhecida fez com que vários serviços da Garmin estivessem desligados desde dia 23 de julho. A especulação de um ataque severo de ransomware surgiu rapidamente, mas só agora é que a Garmin confirmou ter sido vítima de um ataque deste género.
A empresa confirmou oficialmente que “funções do website, de apoio ao cliente, de apps para clientes e de comunicações empresariais” estão interrompidas ou pelo menos intermitentes. Por agora, a empresa diz “não ter provas” de que quaisquer dados de clientes, incluindo informação de pagamento da Garmin Pay, possam ter caído nas mãos dos cibercriminosos, avança o Engadget.
Nesta fase, o fornecimento dos serviços está a ser gradualmente retomado, mas a Garmin estima que ainda irá demorar alguns dias até ao restabelecimento completo. Depois do restauro, vai ser necessário algum tempo para que toda a informação seja sincronizada entre as diferentes plataformas e sistemas.
Apesar do sério ataque, a Garmin reiterou que a funcionalidade nuclear dos seus produtos manteve-se operacional, mas tendo em conta que muitos destes gadgets dependem da conectividade, é natural que muitos utilizadores tenham ficado sem desfrutar completamente dos seus aparelhos.